Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Revista Presença Pedagógica divulga matéria sobre Programa Residência Agrária (PRA)

Data da publicação: 5 de julho de 2012 Categoria: Notícias

Na última edição da revista Presença Pedagógica, referente aos meses de maio e junho de 2012, foi publicada uma matéria intitulada “Educação do Campo: Diálogo entre o fazer pedagógico e as ciências agrárias”. sujeitos da reforma agrária.

Essa matéria aborda a importância da Educação de Campo para a sociedade, para a academia e, principalmente, para os moradores do campo. Para exemplificar esse assunto, é explorado o surgimento do Programa Residência Agrária (PRA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi executado por 18 universidades públicas brasileiras durante o período de 2004 a 2008.

Depois desse ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) deu continuidade ao projeto, mesmo que com algumas mudanças realizadas na configuração original, sob a Coordenação da professora Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo, doutora em sociologia, professora do Departamento de Economia Doméstica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e coordenadora estadual do Observatório Educação do Campo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Ao focar no Programa Residência Agrária da UFC, a matéria reflete experiências vivenciadas por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Zootecnia do CCA, participantes do PRA. O Programa oferece estágios em assentamentos e acampamentos rurais, dando oportunidade a alunos e professores de conhecerem melhor a realidade dos moradores do campo.

Essa experiência contribui para uma reflexão dos participantes sobre inúmeros assuntos, desenvendo a consciência política e ajudando a despertar uma atitude cidadã. Com essa vivência, os participantes têm maior contato e, assim, maior comprometimento com os sujeitos da reforma agrária.

Fonte: Revista Presença Pedagógica. Edição de Maio/Junho de 2012. V.18/ N.105

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo