Consuni homenageia Prof. Prisco Bezerra, ex-diretor do CCA

Data de publicação: 27 de novembro de 2013. Categoria: Notícias

O Conselho Universitário (Consuni) da UFC realizou na quarta-feira 27, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica, sessão solene alusiva ao centenário do Prof. Prisco Bezerra, docente e pesquisador pioneiro da Instituição, tendo sido diretor da Escola de Agronomia durante 20 anos e liderado seu processo de federalização. Durante o evento o Reitor Jesualdo Farias anunciou o maior campus da Instituição em Fortaleza seria oficialmente batizado de Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Filho de José Alves Bezerra e Maria Augusto Bezerra, Prisco Bezerra nasceu em Lavras da Mangabeira, em 27 de novembro de 1913. Graduado como engenheiro agrônomo em 1935 pela então Escola de Agronomia do Ceará, foi convidado, já no ano seguinte, para ser professor assistente de Botânica Agrícola na mesma instituição, que funcionava em regime particular na época.

Em 1946 assumiu a Diretoria da Escola de Agronomia, atual Centro de Ciências Agrárias, onde liderou, quatro anos depois, o processo de federalização que tornou a Escola subordinada ao Ministério da Agricultura, sendo em 1954, integrada à recém-criada Universidade Federal do Ceará. No mesmo ano, percorreu universidades norte-americanas para elaborar estudos sobre a criação dos campi universitários e sobre a organização das atividades acadêmicas em ensino, pesquisa e extensão da UFC.

Durante o período em que esteve na diretoria participou da criação dos Institutos de Tecnologia Rural e de Zootecnia, a Fazenda Experimental do Vale do Curu e a Estação de Biologia Marinha, hoje Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Na UFC, foi também o primeiro Presidente da Comissão Central de Pesquisa, embrião da atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Finanças. Como pesquisador, foi responsável pela criação do Herbário da UFC, que hoje leva seu nome.

Entre 1971 e 1975, o Prof. Prisco Bezerra, como Pró-Reitor de Planejamento, incluiu no Plano da UFC recursos do Ministério da Educação para a construção dos prédios que alojariam os Institutos de Biologia, Física, Química e Matemática e parte dos Centros de Tecnologia e Ciências Agrárias.

A partir de 1975, passou a ocupar o cargo de Professor Titular do Departamento de Biologia do Centro de Ciências, ministrando aulas de Botânica Sistemática, continuando, entretanto, como diretor agregado da Escola de Agronomia, acumulando esses encargos com os de Professor Titular de Sistemática Vegetal.

O Prof. Prisco Bezerra atingiu sua compulsória em 1983, dedicando-se então inteiramente à pesquisa, na condição de Coordenador do Projeto Flora Nordeste, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Faleceu em Fortaleza, em 8 de janeiro de 1985.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias
Contato: (85) 3366.9735 / coexcca@ufc.br