Dia de Campo celebrou os 100 anos da Escola de Agronomia e os 20 anos do NEEF

Data de publicação: 7 de dezembro de 2018. Categoria: Notícias

No dia 07 de dezembro de 2018 ocorreu no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura – NEEF/DZ/CCA/UFC, em Fortaleza-CE, o Dia de Campo NEEF 20 anos de Forragicultura para a Sociedade. O evento, comemorativo dos 100 anos da Escola de Agronomia da UFC e dos 20 anos do NEEF, teve seu início às 07:30 horas com o credenciamento dos participantes, café da manhã e cerimônia de abertura.

Logo em seguida foram iniciadas as atividades das cinco estações, a saber: (1) Tecnologias para a produção animal em sequeiro, com o professor Magno José Duarte Cândido, da Universidade Federal do Ceará; (2) Uso de pastagens irrigadas sob lotação rotativa, com o professor Rodrigo Gregório da Silva, do IFCE/Limoeiro do Norte; (3) Subprodutos de oleaginosas na alimentação animal, com o Dr. Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu, da Embrapa Caprinos e Ovinos; (4) A técnica da ensilagem e o uso de subprodutos da agroindústria, com o professor Aníbal Coutinho do Rêgo, da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA e; (5) Fenação e instalações zootécnicas, com o Dr. Rafael Nogueira Furtado, da Universidade Federal do Ceará.

No total, o evento contou com 159 participantes, dos quais 101 eram produtores rurais (64%), 32 eram estudantes (20%), 13 eram pesquisadores (8%) e 13 eram profissionais da área (8%). Entre os participantes havia representações do Pará, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e do Texas (Estados Unidos). Do Ceará, houve representação de 26 cidades, dentre elas: Aiuaba, Apuiarés, Campos Sales, Catunda, Crateús, Fortaleza, Independência, Pentecoste, Quixeramobim, Santa Quitéria, Sobral e Tauá. Os participantes do Dia de Campo receberam uma ficha para avaliação em que o aspecto melhor avaliado foi a “Qualidade do atendimento no credenciamento”, sendo considerado ÓTIMO por 82% dos que responderam ao questionário. Além deste, os itens “Qualidade dos instrutores”, “Qualidade do café da manhã” e “Organização do evento” foram avaliados como BOM ou ÓTIMO em todas as avaliações preenchidas. Espontaneamente, os participantes ainda mencionaram que Dias de Campo como esse fossem realizados com maior frequência e fossem mais divulgados nos municípios.

O Dia de Campo, coordenado pelo Prof. Magno José Duarte Cândido, foi realizado pela UFC e recebeu apoio de EMBRAPA Caprinos e Ovinos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fundação ASTEF, FAEC, SENAR, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Instituto Agropolos do Ceará, Nutron, Cargill, SEBRAE.

Mais informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)