Reitor visita CCA para discutir obras de laboratório e de proteção para perímetro da unidade
Data da publicação: 19 de outubro de 2021 Categoria: NotíciasO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, visitou, nesta segunda-feira (18), o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Instituição, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, para discutir com a direção obras prioritárias para a unidade, como a edificação de proteção para o perímetro do CCA (ainda a ser decidido pela gestão se um gradil ou muro) e a continuidade da obra do Laboratório de Biotecnologia, equipamento multiusuário cuja construção encontra-se parada há cerca de oito anos.
Além do reitor, participaram do encontro a diretora do CCA, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira; o vice-diretor, Prof. Alexandre Holanda Sampaio; o superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Jody Campos; o prefeito do Campus do Pici, Antônio Moacyr Ribeiro Tupinambá; e a prefeita especial de Gestão Ambiental, Raquel Dantas do Amaral.
Primeiramente, o grupo reuniu-se no gabinete da diretoria, onde foram apresentadas as plantas das duas intervenções estruturais. A primeira consiste na construção de uma proteção na área limítrofe entre o CCA e o Parque Rachel de Queiroz, área verde com 19 trechos distribuídos por diversos bairros de Fortaleza, que passam atualmente por requalificação. A medida garantirá maior segurança para equipamentos, pesquisas e para a própria comunidade da Universidade. “As cercas atuais estão danificadas em vários pontos, o que vem ocasionando perdas para a UFC, inclusive de itens importantes para as pesquisas”, afirmou a Profª Sônia Oliveira.
O Prof. Cândido Albuquerque enfatizou que “é uma prioridade da gestão trabalhar pela conclusão das obras inacabadas“, meta que quer “cumprir até o primeiro semestre do ano que vem” e detalhou para os presentes algumas tratativas com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, relacionadas à gestão da área do Parque Rachel de Queiroz.
Em seguida, o grupo acompanhou o reitor por um tour pelo Setor de Abelhas, no Departamento de Zootecnia, onde foi recebido pelo Prof. Breno Magalhães Freitas e pelo engenheiro-agrônomo Deoclécio Guerra. O local dá acesso à área em questão a ser cercada/murada, espaço também visitado pela comitiva para conferir as condições da cerca atual. Ao retornar, o reitor e seus acompanhantes conheceram a coleção entomológica do Setor de Abelhas, onde funcionam as atividades do Grupo de Pesquisas com Abelhas da UFC. “É uma coleção única no Estado do Ceará, com muitos espécimes catalogados e um banco de dados acessível ao poder público, pesquisadores e estudantes”, disse o Prof. Breno Freitas.
A programação pelo CCA continuou com visita à obra do Laboratório de Biotecnologia, iniciada com recursos do fundo CT-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e interrompida em 2013. Atualmente, pesquisadores e estudantes dos programas de pós-graduação do CCA precisam se deslocar até outras unidades de análise parceiras, como o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). Acompanhada de professores do CCA e da equipe da UFC Infra, a Profª Sônia Oliveira apresentou ao reitor o status parcial da construção, “cuja finalização é urgente para um bom desenvolvimento das atividades dos programas da unidade”, como o PPG em Biotecnologia de Recursos Naturais.
De acordo com a direção do CCA, foram apresentadas projeções orçamentárias das duas opções de proteção (o gradil e o muro), e a decisão agora ficará a cargo da administração superior.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br
Notícia publicada originalmente no site da UFC.