Durante essa semana, de 26 a 31 de março, celebra-se a Festa Anual das Árvores, que substitui o antigo Dia da Árvore, que acontecia no dia 21 de setembro. Esta data comemorativa foi abolida pelo Decreto Federal 55.795 e, em seu lugar, comemora-se, durante uma semana inteira, a Festa Anual das Árvores. Um dia não era suficiente para que fossem realizadas todas as atividades relacionadas à sensibilização da população em relação à importância da flora e do seu plantio.
Além disso, por diferenças climáticas entre as diversas regiões do Brasil, pesquisadores chegaram à conclusão de que essa comemoração deveria acontecer de acordo com o regime local de chuvas. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, o mês de setembro corresponde ao auge do período de estiagem, enquanto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste esse mês corresponde ao período chuvoso.
Em decorrência disso, a Festa Anual das Árvores é comemorada nas regiões Norte e Nordeste na última semana do mês de março – época com maior intensidade de chuvas. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, por sua vez, a comemoração acontece na semana que tem início no dia 21 de setembro.
Fonte: Diretoria – (fone: 85 3366 9732)