Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Contribuições do CCA para a conservação do solo no semiárido

Data da publicação: 16 de abril de 2024 Categoria: Datas comemorativas, Pesquisa

No dia 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme estabelecido na Lei Federal nº 7.876 de 1989. O dia 15 de abril foi escolhido em homenagem a Hugh Hammond Bennett – pioneiro nos estudos sobre conservação do solo nos Estados Unidos. O intuito de estabelecer esta data comemorativa foi estimular as reflexões sobre a conservação do solo e a necessidade do uso adequado desse recurso natural tão importante para a produção de alimentos.

No Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, a conservação do solo é ensinada nos Cursos de Agronomia, Zootecnia e Economia Ecológica por docentes do Departamento de Ciências do Solo. No currículo atual, os alunos de Agronomia estudam a conservação do solo na disciplina Manejo e Conservação do Solo e da Água. Os alunos de Zootecnia estudam o assunto na disciplina Fertilidade e Manejo do solo, enquanto os alunos de Economia Ecológica tratam do tema na disciplina Agricultura e Ambiente.

Nas disciplinas ofertadas aos Cursos de Agronomia e Zootecnia, além da relação entre atributos do solo e o manejo, são estudados temas como a aptidão agrícola das terras e práticas conservacionistas que são subdivididas em edáficas, vegetativas e mecânicas. Essas práticas são estudadas sempre levando em consideração as situações distintas encontradas nas diferentes condições climáticas do Brasil e do mundo, mas destacando as especificidades da região de clima semiárido. Já no Curso de Economia Ecológica, os alunos estudam as causas e efeitos da degradação do solo, assim como a importância da conservação do mesmo para a manutenção dos serviços ambientais e da produção agrícola.

As atividades de pesquisa sobre conservação dos solos no semiárido têm sido realizadas há 49 anos por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS), do Centro de Ciências Agrárias. Nesse programa, docentes dos Departamentos de Ciência do Solo e de Engenharia Agrícola atuam na temática conservacionista, que está inserida na área de concentração denominada Manejo de Solo e Água, na qual já foram defendidas 144 Dissertações e 29 Teses.

Os estudos até então realizados no PPGCS abrangendo o tema conservação do solo têm permitido entender a dinâmica da ciclagem de nutrientes e de matéria orgânica mediante as condições edafoclimáticas e de manejo do semiárido brasileiro. Aspectos referentes às perdas de solo por erosão também têm sido investigados, ampliando a compreensão dos processos e permitindo encontrar alternativas para controle desta forma de degradação dos solos. A manutenção e disponibilidade de água no solo, o reuso das águas e resíduos, as possibilidades de uso das terras mediante condições salinas e as estratégias de recuperação de solos degradados/contaminados também são temáticas relacionadas à conservação dos solos e que fazem parte das pesquisas realizadas no PPGCS.

Os resultados das pesquisas feitas na pós-graduação se traduzem na geração de conhecimentos que, além de enriquecerem os conteúdos das aulas ministradas para a formação de agrônomos, zootecnistas e economistas ecológicos, também fornecem subsídios às ações de extensão. Além disso, a publicação dos resultados das pesquisas por meio das dissertações, teses, artigos, resumos e palestras ministradas em eventos técnico-científicos permite que o conhecimento seja acessado por profissionais em diferentes partes do Brasil e do mundo.

A geração de conhecimentos e a formação contínua de recursos humanos fazem com que o CCA contribua de forma relevante para a conservação do solo no semiárido brasileiro. Contudo, é fundamental que haja interação com os agentes da extensão rural e das políticas públicas para que as práticas conservacionistas sejam efetivamente adotadas pelos agricultores da região.

Professora Mirian Cristina Gomes Costa
Professor Julius Blum
Professor Ricardo Espíndola Romero

Foto: Herbson Luz

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo