Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Agronômica e Emzootec Jr. promoveram o I Agrárias Empreendedora, evento de empreendedorismo voltado aos estudantes de Ciências Agrárias

Data da publicação: 26 de julho de 2024 Categoria: Empreendedorismo, Empresa Júnior, Eventos

As empresas juniores Agronômica e Emzootec Jr., do Centro de Ciências Agrárias, promoveram o I Agrárias Empreendedora, ocorrido entre os dias 04 e 06 de julho de 2024. Focado no empreendedorismo, o evento teve como principal objetivo disseminar, entre discentes da graduação e pós-graduação da área de ciências agrárias, oportunidades para empreender, visto que as discussões nas universidades sobre o assunto ainda são limitadas. Na ocasião, discentes de Cursos como Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia de várias instituições locais foram estimulados a conhecer os caminhos para empreender, construir networking, discutir sobre a criação de startup, fazer parcerias, prospectar oportunidades e saber que é possível desenvolver negócios ainda no meio acadêmico. O evento contou com a parceria de empresas.

A organização do evento contou com equipe formada por estudantes de graduação, membros das empresas juniores dos Cursos de Agronomia e Zootecnia, estudantes vinculados ao Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP) e à Federação das Empresas Juniores do Ceará (FEJECE). Além disso, contou com a supervisão do Professor Aníbal Coutinho do Rêgo, docente do Departamento de Zootecnia do CCA e tutor da Emzootec Jr.

O evento iniciou-se no dia 04 de julho às 08 horas, com a cerimônia de abertura tendo como convidados para compor a mesa a Professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Diretora do Centro de Ciências Agrárias, os professores do CCA Aníbal Coutinho do Rêgo, do Departamento de Zootecnia, Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima e José Newton Pires Reis, ambos do Departamento de Economia Agrícola. Houve também com a participação da Professora Maria da Conceição Ferreira de Oliveira, Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC, o Doutor Manfredo Luiz Lins e Silva, Diretor de Inovação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) e Bruna Hitzschky Lôbo, Presidente Executiva da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (FEJECE). Todos os convidados parabenizaram a iniciativa em promover o evento e destacaram as dificuldades de disseminação do empreendedorismo no meio acadêmico.

Na primeira palestra, intitulada “Trajetória para o sucesso”, o facilitador, Ítalo Arraes, compartilhou sua história, desde a trajetória no curso de graduação até os resultados obtidos como profissional pela consultoria na área de bananicultura. Na sequência, o Doutor Eliezer de Araújo, especialista em marketing e liderança, trouxe como temática “Como transformar seu propósito em um negócio escalável”. A manhã foi finalizada com a palestra “Como se destacar no mercado competitivo?”, facilitada pelo Zootecnista e Médico Veterinário, Daniel Costa e auxiliada pela Presidente Executiva da Emzootec Jr, Milena Teixeira.

Durante o período da tarde, foram realizadas palestras com a temática “Perspectivas do profissional na área de alimentos”, facilitada pelo Professor José Newton Pires Reis. Posteriormente, foi ministrada uma palestra do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o tema “Como tornar as atividades extensivas em oportunidades de negócios?”, facilitada por Roberta Sá Gondim, Zootecnista e Coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEC/SENAR Ceará. Depois, a Advogada especialista em propriedade intelectual Ana Carolina ministrou palestra com a temática “Quero empreender, e agora? Como me protejar?”. Finalizando as palestras do primeiro dia, a Doutora Haynna Fernandes Abud e Lara Araújo, Presidente Executiva da Agronômica, ministraram palestra com a temática “Horizontes empreendedores: desafios e estratégias em diferentes perspectivas”.

No segundo dia pela manhã, houve um momento com a presença da Professora Diana Cristina Silva de Azevedo, Vice-Reitora da UFC, da Professora Maria da Conceição Ferreira de Oliveira e das Presidentes Executivas das duas empresas juniores organizadoras, ocasião em que falaram sobre os desafios do empreendedorismo, incentivando o acolhimento de novas propostas pela universidade. Posteriormente, a Professora Conceição Ferreira iniciou a primeira palestra do dia, com a temática “Quais as oportunidades e desafios para empreender na Universidade?”. Na sequência houve a participação do SEBRAE em uma palestra com tema “Fomentando o empreendedorismo jovem nas ciências agrárias: o papel do ecossistema de inovação do Ceará”, facilitada pelo Engenheiro Agrônomo Ruan Lessa, Analista da Unidade Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae Ceará. Posteriormente o Doutor Manfredo Luiz Lins e Silva apresentou o tema “Possibilidades e oportunidades das ICT’s no agronegócio”, divulgando o Edital “Startup PVE”, com estímulos à criação de startups. Finalizando a manhã, houve duas paralelas com empresas, a Editora In Vivo e a empresa Agromix, com abordagens intituladas respectivamente “De que forma começar um empreendimento nas Ciências Agrárias?” e “Empreendedorismo técnico na avicultura”.

No período da tarde, tivemos a apresentação da Biotecnóloga Bella Giselly Alves, CEO da startup Biotech4life, com palestra intitulada “Como se deu o pontapé inicial para a criação da startup?”. Na sequência foi apresentada a palestra “Desafio dos dois mundos: como lidar com o mercado de trabalho e gerenciar o próprio negócio simultaneamente?”, facilitada por Thais Costa, proprietária do Bolo Pet e Coordenadora Técnica Especial do SENAR. Posteriormente, houve a mesa redonda “De estudante a empresária, quais os passos para o sucesso?”. A última palestra do dia foi realizada por Alexandre Bassi, professor clínico de sistemas de informação e Grant Thornton Fellow na Kelley School of Business da Universidade de Indiana em Bloomington.

Além dos dois dias de evento, houve uma viagem à Fazenda Grangeiro, localizada em Paracuru-CE no dia 06 de julho, com o objetivo de entender e aprender na prática um caso de sucesso: a marca My Coco. Nessa viagem, 36 pessoas presentes no evento, sendo 7 da comissão organizadora e 29 participantes, puderam ter uma manhã e tarde imersiva com os ensinamentos da Srª. Rita Grangeiro, referência no agronegócio.

O I Agrárias Empreendedora teve a inscrição de 101 participantes, com a participação de 13 professores do CCA, que assistiram alguns momentos do evento. Ao final, discentes compartilharam depoimentos sobre suas respectivas experiências. A estudante de Zootecnia Ann Beatrice comentou: “Gostei muito do evento, deu pra aprender bastante o que é empreender na área das agrárias, tiveram bastantes surpresas e foi incrível”. Letícia Dantas, estudante de Zootecnia afirmou: “Gostei muito da parte da perspectiva de cada um dos participantes e é possível perceber como cada história é diferente, mas dá para empreender em várias áreas. O evento foi muito legal!”.

Verificaram-se a influência e o impacto positivo na vida acadêmica dos congressistas, desta forma, o propósito do evento foi cumprido com êxito. Em 2025, deverá ocorrer o Agrárias Empreendedora 2.0, ocasião em que se busca promover um evento ainda mais integrado e forte.

Texto escrito por Milena Teixeira e Aníbal Coutinho.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo