Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Projeto do CCA-UFC incentiva meninas na ciência e recebe financiamento do CNPq

Data da publicação: 12 de novembro de 2024 Categoria: Notícias

O projeto “Tecnologias agrícolas no contexto educacional sob uma perspectiva interdisciplinar: estímulo e inspiração para meninas na Ciência” foi aprovado na chamada pública CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023 – Projeto Individual – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A iniciativa, coordenada pela professora Isabel Cristina da Silva Araújo, do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFC), receberá financiamento de R$ 471.980,00 para fomentar a participação feminina na ciência.

Desse valor, R$ 422.160,00 serão destinados a bolsas de estudo, e o restante será utilizado em custeios, promovendo oportunidades para meninas desde o ensino fundamental até a graduação. A ação visa incentivar a permanência e o engajamento de jovens mulheres nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias.

Entre as atividades previstas, a egressa Eveline Menezes Rodrigues da Silva, bolsista de pós-doutorado do projeto, desenvolverá experimentos de campo, incluindo a construção e instalação de um pluviômetro e um sistema de mensuração de perda de solo. Segundo a professora Isabel, “A principal atividade das bolsistas será a construção e monitoramento desses sistemas, aplicando tecnologias digitais e mostrando, na prática, o papel da Engenharia Agrícola no monitoramento de uso da terra. Esse processo prático visa despertar o interesse direto das meninas por essa área da ciência.”

O projeto conta com a colaboração de parceiros importantes, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Maracanaú, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), escolas públicas do Ceará, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10) e a Interagir Comportamental, além da contribuição de diversos pesquisadores e agentes da sociedade, fortalecendo essa iniciativa interdisciplinar e inclusiva.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo