CCA em luto: falece o prof. Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto

16 de dezembro de 2019

O Centro de Ciências Agrárias comunica, com pesar, o falecimento do professor Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto, do Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias (CCA), ex-pró-reitor de Assuntos Estudantis e ex-diretor do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC. Ele faleceu na noite deste sábado (14), em Fortaleza, aos 56 anos.

O corpo do Prof. Manuel Furtado foi velado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota) e sepultado neste domingo (15), no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek nº 4454, no bairro Passaré).

Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto nasceu em 4 de outubro de 1963, graduou-se em Engenharia de Pesca na UFC e obteve o título de Ph.D. em Biologia pela Memorial University of Newfoundland (MUN), no Canadá. Como professor associado da UFC, foi orientador de Doutorado e Mestrado nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca do CCA e de Ciências Marinhas Tropicais do LABOMAR.

Foi secretário adjunto da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e possuía experiência nas áreas de políticas públicas para gestão de recursos pesqueiros e aquícolas; maricultura (cultivo de peixes marinhos); biologia e pesca sustentável de elasmobrânquios (tubarões e arraias); e genética populacional e sistemática molecular de camarões, lagostas, tilápias, dentre outros.

Prof. Manuel Furtado se destacou também por sua ampla experiência internacional desde 1983, quando foi selecionado pela Embaixada do Japão no Brasil para participar da Youth Goodwill Misson (Missão de Intercâmbio Cultural de Jovens entre Brasil e Japão). De 1994 a 1998 foi estudante de Ph.D. do Departamento de Biologia da Memorial University of Newfoundland (MUN) na cidade de St. John´s, Newfoundland, Canadá.

Em 1995, realizou parte de análises filogenéticas da sua tese de Ph.D. no Pacific Biomedical Kewalo Marine Laboratory, da University of Hawai. De 2002 a 2006, foi membro convidado do Shark Specialist Group (SSG) da International Union for Conservation of Nature/”The World Conservation” (IUCN). De 2009 a 2010, coordenou o projeto Establishing Sustainable, Resource Efficient Agrifood Supply Chains: Promoting Sustainable Management of the Spiny Lobster Commercial Fishery, promovido pelo escritório da United Nation Environment Programme (UNEP) de Paris.

Em 2010, foi selecionado como um dos representantes do Brasil no Programa Top China Santander Universidades para lecionar curso de verão intitulado Better City, Better Life, na Shanghai Jiao Tong University, na China. Em 2011, representou o Brasil no International Expert Workshop on Improving the Information Base for Aquatic Genetic Resources for The State of the World´s Aquatic Genetic Resources, como convidado da Food and Agriculture Organization (FAO), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madrid, Espanha. Em 2014, representou o Brasil no Workshop on Aquaculture for Food Security, Poverty Alleviation and Nutrition(AFSPAN), também como convidado da FAO.

Ele era casado com Ana Caroline Mendonça Vasconcelos de Andrade Furtado e deixa quatro filhos: Bárbara, Nadine, Ana Maya e André Luís.

Publicado originalmente em http://www.ufc.br/noticias/14077-nota-de-falecimento-prof-manuel-antonio-de-andrade-furtado-neto-do-departamento-de-engenharia-de-pesca-do-cca