CCA realiza aula magna dos Programas de Pós-Graduação

Data de publicação: 19 de fevereiro de 2020. Categoria: Sem categoria

O Centro de Ciências Agrárias realizou, na manhã de hoje, a Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias.

O evento, que ocorreu no Auditório Alzir Barreto, no Departamento de Zootecnia, teve como palestrantes o professor Antônio Gomes de Souza Filho e a pesquisadora Leilamara do Nascimento Andrade, cujas apresentações foram intituladas Importância da pesquisa para sociedade e Perfis profissionais da indústria cearense para o setor agroalimentar.

Sobre os palestrantes:

Leilamara do Nascimento Andrade é Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Recursos Pesqueiros e com ampla experiência como docente. Atualmente é pesquisadora e integra a equipe do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, um programa para o Desenvolvimento da indústria que traz consigo o lema ocnhecer para cooperar, cooperar para desenvolver. Entre os temas trabalhados no Observatório da Indústria, destaca-se o Perfil Profissionais do Futuro, pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar os perfis profissionais, entre eles o da agroindústria alimentar, que deverão ser demandados pela indústria cearense no horizonte temporal de 2035.

Antônio Gomes de Souza Filho é atualmente Professor Associado III do Departamento de Física da UFC e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Publicou 230 artigos em periódicos internacionais especializados que atraíram, até Setembro de 2019, 10400 citações resultando em um fator h=55. É autor e co-autor de sete artigos de revisão convidados e cinco capítulos de livros (springer-verlag). É co-autor do livro Solid State Properties From Bulk to Nano publicado pela Springer-Verlag em 2018. Orientou 8 dissertações de mestrado e co-orientou 3. Orientou 7 Teses de Doutorado e co-orientou 2. Já atuou como pesquisador visitante das Universidades de Tohoku (Japão), no MIT (EUA), na Universidade de Lyon-1 (França), e na UNICAMP. Ministrou várias palestras e seminários convidadas no Brasil e no exterior, organizou eventos nacionais e internacionais e participou de vários comitês científicos de eventos internacionais consolidados. É consultor de várias agências de fomento e árbitro regular de várias revistas científicas. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies 2009 for the collaborative work on Carbon nanostructured materials. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará de 2016 a 2019 e tesoureiro da sociedade brasileira de física de 2017-2019. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001-2015 e ingressou como Membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2018. Recebeu em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. Atualmente é membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e Membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Fonte: Centro de Ciências Agrárias – fone: 3366 9731.