Centenário da Escola de Agronomia
Apresentação
A Escola de Agronomia do Ceará, completa 100 anos de criação em 30 de março e instalação em 01 de maio deste ano, com uma fecunda contribuição ao desenvolvimento da política agrícola em nosso Estado. Modelada na forja dos sonhos de dedicados intelectuais, a Escola participou do processo de desenvolvimento da região, contribuindo para os avanços científicos e a preservação do meio ambiente, sem esquecer seu importante papel na criação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 16 de dezembro de 1954.
Essa brilhante história é tecida não só no interior da UFC, com a efetiva participação dos que por ela passaram, notadamente, no planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Professores e alunos egressos de nossa Escola também se lançaram na busca de soluções para o permanente desafio de gerar conhecimentos e viabilizar tecnologias adequadas às diferentes situações agroecológicas e socioeconômicas da região.
A importância do Centro de Ciências Agrárias da UFC resulta de sua relevante e continuada contribuição para o fortalecimento e expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os números são expressivos: ao longo desses 100 anos, foram formados, nos cursos de graduação e pós-graduação, 5.134 engenheiros agrônomos, além de 2.835 mestres e 461 doutores.
A Escola abriu espaço, ainda, para a criação de novos cursos, sendo o de Economia Doméstica o primeiro a ser implantado e, em sequência, os de Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Estilismo e Moda, Zootecnia, Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica.
Na pós-graduação, foram criados vários cursos de mestrado e doutorado: Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas; Mestrado em Economia Rural; Mestrado e Doutorado em Biotecnologia de Recursos Naturais; Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo; Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Pesca; Mestrado e Doutorado em Fitotecnia e Mestrado e Doutorado em Zootecnia.
A partir de 02 de maio de 2018, dar-se-á início às comemorações do Centenário da Escola de Agronomia da UFC. A programação é vasta: Solenidade de Abertura, Instalação do Marco Histórico, XXVIII Semana de Agronomia, I Workshop de Pós-Graduação do CCA e o lançamento do livro dos 100 anos da Agronomia no Ceará. Vale ressaltar que está em curso a proposta de um novo Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia que deverá ser aprovado neste ano e implantado no primeiro semestre de 2019. Não se trata de mudança apenas na matriz curricular, como tradicionalmente era feita, o que se propõe é uma mudança na concepção do processo de ensino-aprendizagem que envolve novas abordagens, novos métodos e novas tecnologias de ensino.
Justificativa
A Escola de Agronomia da UFC chega ao seu centenário com o inarredável compromisso de se manter, permanentemente, atenta às necessidades do desenvolvimento do Ceará. Assim, a cada ano, mais se fortalece seu envolvimento com a missão da Universidade Federal do Ceará, que é formar profissionais de alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais.
Objetivo
- Celebrar o marco histórico da Escola de Agronomia da UFC;
- Valorizar e incrementar a contribuição da Agronomia para o Estado do Ceará;
- Homenagear as instituições, docentes e servidores de destaque para Escola de Agronomia da UFC;
- Preservar a memória, identidade e patrimônio histórico da Agronomia da UFC.
Programação
- Acesse o encarte oficial contendo a programação do Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduacao em Ciências Agrárias na UFC
- Acesse o site para mais detalhes do evento
ATIVIDADE | DATA | LOCAL |
|
02/05/2018 | Auditório Prof. Alzir Barreto – DZ – CCA – UFC |
|
02/05/2018 | Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – UFC |
|
02/05/2018 | Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – UFC |
|
02 a 05/05/2018 | Centro de Ciências Agrárias – UFC |
|
07 a 08/06/2018 | Auditório Prof. Alzir Barreto – DZ – CCA – UFC |
|
16 a 18/10/2018 | Auditório Prof. Alzir Barreto – DZ – CCA – UFC |
|
04 a 07/12/2018 | Auditório Prof. Alzir Barreto – DZ – CCA – UFC |
|
30/11/2019 | Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – UFC |
Matérias veiculadas
- Escultura Século – 100 Anos da Escola de Agronomia
- Instalada Comissão dos Preparativos das Festividades dos 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará
- Jornal da UFC – Cem anos da interação com o campo e pioneirismo na pesquisa
- Jornal O Povo – Centenário da Escola de Agronomia do Ceará
- Jornal O Povo – 100 anos da faculdade de Agronomia: pioneirismo e inovação
- Jornal O Povo – Escola de Agronomia: 100 anos de contribuição ao Ceará
- Lista de homenageados no Centenário da Escola de Agronomia
- UFC Informa (Facebook) – 100 anos da Escola de Agronomia
- Vídeo comemorativo do Centenário da Escola de Agronomia
- TV Ceará – Faculdade de Agronomia da UFC comemora 100 anos
- UFCTV – Solenidade marca centenário da Escola de Agronomia
- Jornal O Povo – Inscrições para Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias
- UFC Informa (Transcrição) – Inscrições para Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias
- PPGEA – Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação no Centenário da Escola de Agronomia do Ceará
- UFC – Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias segue até dia 18
- CCA é homenageado pela Associação de Engenheiros-Agrônomos do Ceará
- Pesquisadores do Brasil e do exterior discutem na UFC tecnologias para o semiárido
- Centenário da Agronomia: simpósios discutirão pecuária no semiárido
Materiais Gráficos
- Logo do Centenário – Versão 1
- Logo do Centenário – Versão 2 (fundo branco)
- Logo do Centenário – Versão Corel Draw
Livro da Escola de Agronomia
Vídeo Institucional – 100 Anos – Transcrição
O ano era 1918. No dia 30 de março, nascia a Escola de Agronomia do Ceará. No início, a instituição de ensino superior era particular, mas em 1954 passou a fazer parte da Universidade Federal do Ceará. O processo ocorreu sob direção do professor Prisco Bezerra, que hoje dá nome ao maior campus da UFC em Fortaleza. Com essa mudança, a Escola começou a ganhar a forma que tem nos dias atuais. Foi aqui onde a UFC deu o pontapé no processo de internacionalização, em 1960. Graças a uma parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, os professores do curso se tornaram mestres e doutores. O Programa de Educação Agrícola abriu portas: com ele, importantes pesquisas foram financiadas.
Na década de 1970, nascia a revista Ciência Agronômica. Publicada a cada 3 meses, o periódico possui Qualis B1 e reúne até hoje artigos e notas inéditas nas áreas de Ciências Agrárias e Recursos Naturais.
Os anos 2000 são marcados pelo forte impulso da pesquisa e da extensão no curso de Agronomia, resultado de décadas de trabalho intenso. Atualmente, a graduação conta com 25 professores com bolsa de produtividade do CNPq. As atividades em grupo dão origem a descobertas importantes para a Universidade e o homem do campo. Hoje, a Agronomia é um dos cursos que mais contribuem com a inovação no Centro de Ciências Agrárias. A Unidade Acadêmica com o maior número de patentes da UFC: ao todo, são 72 já registradas.
Cem anos depois, o curso já entregou ao mercado mais de 5 mil agrônomos, um trabalho que é fruto da dedicação de 137 professores e 130 servidores técnico-administrativos. Tanto compromisso rendeu à Agronomia da UFC a 14ª posição no ranking universitário da Folha de 2017, e o título de melhor curso da região Norte-Nordeste.
Fotos da Solenidade de Abertura
Apoio