Fazenda Experimental Vale do Curu – Pentecoste

Localização

Localizada na Comunidade do Xixá, a aproximadamente 12 Km da sede do município de Pentecoste/CE. CEP: 62.630-000.

Itinerário a partir de Fortaleza: BR-222 – CE-341 – CE-235 – Pentecoste/CE – Comunidade do Xixá.

Direção da FEVC:

Diretor: Engenheiro Agrônomo Francisco José de Mesquita Sales

Médico Veterinário: Iran Águila Maciel

Localização: Av. Mister Hull, 2977 – Bloco 847 – Campus do Pici – CEP 60356-000 – Fortaleza/CE.

Fone: (85) 3366 9735

E-mail: fevc.ufc@gmail.com

Assessores Técnicos

• Prof. Raimundo Nonato Távora Costa
  • Prof. Guillermo Gamarra Rojas

Administradores

• José Airton Alves Rodrigues (Titular)
  • José Hamilton Braga Lopes (Adjunto)

Corpo Técnico

• Paulo Sérgio Almeida da Costa
  • Raimundo Nonato Souza Andrade

Apresentação

Foi adquirida em 1961 com recursos da própria UFC e está situada no município de Pentecoste, a 120 km de Fortaleza. Sua área é de 823 hectares, dos quais cerca de 100 são irrigados, com recursos hídricos provenientes do açude General Sampaio, através do Rio Curu. Destina-se a servir como unidade de apoio à Escola nas atividades de pesquisa, ensino, extensão e produção.

A Fazenda dispõe de uma boa infraestrutura, constando de sede administrativa, almoxarifado, oficinas, galpão para máquinas e equipamentos, uma escola, centro de treinamento com sala de aula, sala de leitura, 12 alojamentos, sendo seis suítes, salão de lazer, cozinha e refeitório. A fazenda possui também áreas setoriais destinadas ao ensino e à pesquisa: horticultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura e fruticultura. Toda a área da fazenda é beneficiada com energia elétrica e a malha de irrigação consta de um canal principal com 3.500m, mais 5.800m de canais secundários, 1.200m de canais terciários e 3.000m de drenos.

Além desta fazenda, a escola dispõe também de três outras unidades agrícolas, com direito de uso adquirido por diferentes formas jurídicas.