MASSA pesquisa qualidade da água do açude Orós

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2012. Categoria: Notícias

O grupo de pesquisa e extensão Manejo de Água e Solo no Semiárido (MASSA) está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre as condições do semiárido brasileiro. O grupo é coordenado pela professora Eunice Maia de Andrade – da área de atuação Manejo de Bacias Hidrográficas /DENA/CCA/UFC.

Intitulado “Uso de sensoriamento remoto e análise multivariada como suporte de decisão na conservação das águas superficiais do semiárido”, o projeto de pesquisa tem o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O seu objetivo é o desenvolvimento de um sistema de suporte ao monitoramento da qualidade de água e do uso da terra no entorno dos corpos hídricos pela aplicação do sensoriamento remoto. Para isso, são realizadas bimestralmente coletas físico-quimica e radiométrica nas águas do açude Orós, na bacia do Alto Jaguaribe.

Esse projeto envolve professores e estudantes dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza e do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Iguatu.

Mais informações sobre o MASSA podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: http://www.massa.ufc.br/

Fonte:  MASSA – Grupo de Pesquisa e Extensão Manejo de Água e Solo no Semiárido – (fone: 85 3366  9762)