NEAMBE: Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal

Data de publicação: 6 de março de 2012. Categoria: Notícias

Foi criado, recentemente, um novo núcleo de estudos e pesquisas no Centro de Ciências Agrárias (CCA). Coordenado pelo professor José Antonio Delfino Barbosa Filho, o Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal (NEAMBE) é sediado no Departamento de Engenharia Agrícola (DENA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Contando com mais de dez pesquisadores renomados e atuantes nas mais diversas áreas das Ciências Agrárias, o NEAMBE tem como principal objetivo a formação e capacitação de estudantes, técnicos e pesquisadores nas áreas relacionadas à Ambiência Agrícola e ao Bem-estar Animal.

Com a expansão da atividade agrícola para o Nordeste, faz-se necessária a realização de pesquisas que avaliem os impactos das condições ambientais dessa região no desempenho e na produção dos animais e das culturas vegetais. Dessa forma, o NEAMBE surge para suprir essa carência por meio de estudos direcionados a detectar, sob o ponto de vista ambiental, os principais pontos críticos, bem como as principais fontes de perdas durante esse processo.

Outros objetivos do NEAMBE são:

• Avaliar e caracterizar os principais pontos críticos e fontes de perdas decorrentes das condições ambientais durante os processos de produção animal e vegetal;
  • Avaliar e caracterizar a tipologia das instalações agrícolas existentes na Região Nordeste, propondo mudanças e alterações de Design e Layout;
  • Avaliar as características térmicas das instalações, sistemas de produção, materiais em fase de lançamento no mercado, visando a melhoria do bem-estar e conforto térmico dos usuários nos diferentes ambientes;
  • Aplicar os recursos, tecnologias e as ferramentas disponíveis dentro da chamada “Zootecnia de Precisão”.
  • Avaliar os impactos das atividades rurais através de estudos da ergonomia e bem-estar do trabalhador rural;
  • Organizar treinamento de pessoal, promover cursos de curta duração, simpósios e palestras sobre temas específicos da área;
  • Gerar publicações técnicas e científicas com os resultados das pesquisas, atendendo e atingindo tanto produtores como pesquisadores;
  • Contribuir socialmente através da disponibilização de vagas para estagiários, alunos de iniciação científica, pós-graduação, técnicos e pesquisadores de outras áreas.

Mais informações podem ser encontradas no endereço eletrônico do NEAMBE:  http://www.neambe.ufc.br

Fonte: Prof. José Antonio D. Barbosa Filho, Dep. Engenharia Agrícola  – (fone: 85 3366-9128)