Pesquisas do CCA têm destaque em vídeo da UFCTV

Data de publicação: 7 de maio de 2020. Categoria: Notícias

A UFCTV, perfil da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Youtube, publicou no dia 06 de maio o vídeo Pesquisadores mantêm ritmo de trabalho no período de isolamento.

No vídeo, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Herbert Soares de Lira, ressalta a importância estratégica de manter as atividades de pesquisa, “observadas as regras impostas ou sugeridas pelas autoridades competentes, mas tendo em conta a necessidade social de respostas criativas e inteligentes à pandemia”.

Ele salienta a atuação da UFC de forma decisiva em vários setores: “obviamente nas ciências médicas, temos atuado junto a populações desassistidas, colocando ideias, soluções, estratégias para assistência psicológica, nutricional, educacional, temos sido responsáveis por estudos robustos sobre dados, coleta, análise, interpretação de dados que permitam tomar decisões racionais, que permitam construir cenários de retomada.”

A UFCTV informa que algumas pesquisas foram iniciadas durante a pandemia, outras passaram a ser realizadas pelos pesquisadores em casa e outras cujos pesquisadores não puderam se afastar completamente do objeto de estudo.

O vídeo destaca três atividades de pesquisa realizadas no Campus do Pici, todas no âmbito do Centro de Ciências Agrárias.

Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Na primeira, o aluno do Mestrado em Ciências do Solo Francisco Lopes fala sobre a sua pesquisa sobre adubação, nutrição de plantas e fertilidade do solo e afirma que, para desenvolver o experimento da melhor forma, é necessário ir ao campus pelo menos duas vezes por semana para realizar adubação, monitorar o surgimento de pragas e doenças e fazer avaliações.

Pesquisas no Laboratório de Entomologia Aplicada

Na segunda, mostra-se o trabalho do Laboratório de Entomologia Aplicada, do Departamento de Fitotecnia, onde três pessoas trabalham em regime de rodízio. No laboratório, são feitas pesquisas sobre o controle biológico, quando se usam inimigos naturais para o combate de pragas. O professor Patrik Luiz Pastori fala sobre uma espécie de mariposa comum em residências, galpões de ração e armazens. Ele destaca, com um exemplo, a necessidade de as ações no laboratório continuarem mesmo durante o isolamento social: “não é tão simples encontrar na natureza um inseto com menos de um milímetro de comprimento”.

Pesquisas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos

Na terceira, destaca-se o Laboratório de Microbiologia de Alimentos, do Departamento de Engenharia de Alimentos, onde são realizadas, entre outras práticas, análises microbiológicas da amêndoa da castanha de caju, produto do qual o Ceará é líder nacional de exportação.

A professora Evânia Altina Teixeira de Figueiredo afirma que o laboratório recebe as amostras enviadas pelos clientes, realiza as análises conforme a solicitação, atendendo os padrões do Ministério da Saúde, e emite um laudo. Ela ressalta que o laboratório está funcionando durante o isolamento social em função da demanda dos clientes internos e externos.

Por fim, a UFCTV destaca que, “seja de casa ou do laboratório, professores, técnicos e alunos mostram que as pesquisas na UFC não podem parar”.