Professor do CCA tem projeto para Estágio Sênior aprovado pelo CNPq

Data de publicação: 8 de março de 2012. Categoria: Notícias

O professor Benito Azevedo, do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), teve o seu projeto para Estágio Sênior aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante o período de Maio de 2012 a Março de 2013, Benito Azevedo realizará o Estágio Sênior na Universidad Politecnica de Valencia, na Espanha.

Intitulado “Efeitos de lâminas de irrigação na cultura do girassol no litoral do Ceará – Brasil, estimativa do kc ótimo na fase produtiva e demanda hídrica comparativa com comunidades da Espanha”, a pesquisa tem como objetivos avaliar efeitos de lâminas de irrigação na produtividade do girassol, com base na evapotranspiração de referência calculada com a metodologia de Penman-Monteith, por meio de dados obtidos em estação meteorológica automática; estimar o Kc ótimo da cultura do girassol na fase produtiva para as condições da região do Litoral do Ceará e comparar a demanda hídrica da cultura do girassol entre as condições de cultivo no Ceará e em comunidades da Espanha.

A realização desse projeto, além de permitir a publicação de artigo em periódico com melhor avaliação Qualis, ajudará a aumentar o intercâmbio entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidad Politécnica de Valencia (UPV) e a envolver estudantes de graduação e de pós-graduação no desenvolvimento das pesquisas.

Fonte: Prof. Benito Moreira de Azevedo, Dep. de Engenharia Agrícola – (fone: 085 3366 9756)