Programa CAPES/Brafagri, parceria universitária entre Brasil e França

Data de publicação: 10 de maio de 2012. Categoria: Notícias

O Programa BRAFAGRI é é uma parceria universitária entre Brasil e França para promoção do intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agro-alimentares e veterinária. Financiado pela Capes e pelo governo Francês, o programa concede bolsas de estudos e apoio financeiro para operar o projeto.

Estão envolvidos nesse programa de colaboração em rede a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as instituições francesas l’Institut National Polytechnique de Lorraine (ENSAIA) e Agrocampus Ouest.

Cada instituição envolvida tem um coordenador responsável pela seleção dos estudantes da Instituição. Os coordenadores são José Maria Correia da Costa do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC, o professor Paulo Henrique Silva da UFV, o professor Stephane Desobry do ENSAIA e o professor Romaim Jeantet do Agrocampus Ouest.

No ano de 2011, os estudantes do Curso de Engenaria de Alimentos da UFC selecinados foram Patricia Marques de Farias e Fernanda Carine. Em 2012, foram selecionadas as estudantes Luiza Santana Leite e Rafaela de Almeida Mendes.

Fonte: Professor José Maria Correia da Costa, do Departamento de Tecnologia de Alimentos. E-mail: correiacostaufc@gmail.com