Projeto Leite a Baixo Custo

Data de publicação: 25 de junho de 2012. Categoria: Notícias

A Fazenda Lavoura Seca da Universidade Federal do Ceará, localizada no município de Quixadá-CE, abrigará o projeto piloto Leite a Baixo Custo, que será desenvolvido pela equipe de professores e professoras do Departamento de Zootecnia da UFC: Gabrimar Araújo Martins, Ana Cláudia Nascimento Campos, Andréa Pereira Pinto e Elzânia Sales Pereira e pelo técnico Luciano J. F. Ximenes, do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE do Banco do Nordeste.

O Projeto Leite a Baixo Custo tem como objetivos ofertar informações geradas e testadas nos últimos anos aos produtores de leite do Ceará, esclarecer o produtor sobre novas tecnologias, estimular a formação de uma estrutura de melhoramento genético, melhorar a renda dos produtores de leite pela inclusão de receita com a produção de novilhas leiteiras, promover ações que permitam a adoção de tecnologias para produção de leite a baixo custo, aproximar os produtores rurais das instituições de ensino e pesquisa, discutir os problemas existentes na cadeia do leite do Ceará e difundir o espírito empreendedor entre os produtores de leite.

Durante a fase de execução do projeto, a equipe irá ministrar cursos em módulos divididos por área de conhecimento, incluindo escrituração zootécnica, melhoramento genético de bovinos leiteiros, inseminação artificial, conservação de forrageiras (silagem e fenação), formação e manejo de pastagem. Além disso, será realizado um workshop para integração entre instituições públicas, privadas e produtores rurais, bem como palestras destinadas ao público jovem que habita o meio rural. O público alvo inclui produtores rurais, alunos de graduação e de pós-graduação da área de ciências agrárias e de cursos técnicos envolvidos na difusão de tecnologia no Estado do Ceará.

Fonte: Prof. Gabrimar Araújo Martins, Departamento de Zootecnia – (fone: 85 3366.9697)