Arborização do IEFES durante a XVI Semana do Meio Ambiente

Data de publicação: 11 de junho de 2018. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU), do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, em parceria com a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, realizou, durante a XVI Semana do Meio Ambiente, que ocorreu de 4 a 8 de junho de 2018, a arborização do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC.

O planejamento da arborização constou da marcação do local das covas com piquetes com GPS, elaboração de mapa com a distribuição das espécies no local de plantio, abertura das covas, plantio das mudas, coroamento, tutoramento e irrigação.

A ação constou do plantio de 124 mudas de 24 espécies distribuídas entre arbóreas, arbustivas e palmeiras no entorno do IEFES. Dentre as espécies arbóreas e arbustivas plantadas destacam-se as nativas da caatinga, como angico, aroeira-do-sertão, catingueira, cumaru, ingá, pajéu, pau-branco, mororó, oiticica e trapiá. As palmeiras plantadas foram carandá, coqueiro, buriti, macaúba, palmeira Havaí e tamareira.

A ação integra o projeto coordenado pelo professor Marcos Esmeraldo, coordenador do NEPAU, intitulado “Arborização do Campus do Pici Professor Prisco Bezerra para melhoria do conforto térmico”.

Nas fotos abaixo, pode-se ver o plantio simbólico das mudas, organizado pelo professor Antônio Barroso Lima, Diretor do IEFES, com a presença dos Prefeitos do Campus do Pici, Antônio Moacyr Ribeiro Tupinambá, e de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Martins Ximenes, do professor Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra, Coordenador do NEPAU, bem como de professores, servidores, alunos e operários terceirizados. Há também um mapa com a distribuição das espécies.