CCA da UFC tem parceria aprovada em edital da Finep destinado à inovação tecnológica

Data de publicação: 3 de junho de 2014. Categoria: Notícias
A Parceria entre o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará e a empresa JUMIL foi aprovada na quinta e última etapa do edital INOVA AGRO da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este edital versa sobre o aporte de um Bilhão de reais para empresas brasileiras realizarem inovação tecnológica em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia. Foi composto por cinco etapas seletivas: 1ª Etapa de Manifestação de Interesse; 2ª Etapa de Seleção de Empresas Líderes; 3ª Etapa de Apresentação dos Planos de Negócio; 4ª Etapa de Seleção dos Planos de Negócio; 5ª Etapa de Estruturação de Plano de Suporte Conjunto (PSC).

A estruturação do projeto em termos de cronograma e metas físicas foi realizada conjuntamente com a Finep, que entrou como parceira de negócios articulando a JUMIL à UFC. O projeto foi aprovado inclusive com definição de recursos financeiros a serem desembolsados pelo BNDES e pela Finep, e assim os recursos serão liberados para a execução da inovação tecnológica proposta pela UFC.
O valor total do plano de negócios aprovado foi de R$ 17,5 milhões. Deste valor uma parte se refere à implementação de uma nova linha de produção na indústria JUMIL e outra aos desenvolvimentos de inovações tecnológicas na área de horticultura e pecuária. Deste montante, o CCA-UFC será responsável direto por R$ 4 milhões, esse valor será dividido entre o desenvolvimento de uma colhedora multifuncional de hortícolas e a construção e aquisição de equipamentos para um novo laboratório no Campus do Pici.
Para o projeto de concepção da colhedora, invenção do Prof. Dr. Daniel Albiero, Departamento de Engenharia Agrícola do CCA, serão destinados R$ 2,5 milhões. O Professor depositou uma patente referente a esse equipamento junto à Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC. Os outros R$ 1,5 milhões serão aplicados no Laboratório de Simulação Computacional e Realidade Virtual (Lasir) para Máquinas Agrícolas. Esse laboratório voltado, exclusivamente, para máquinas agrícolas será o único da América Latina, colocando definitivamente a UFC como ponta-de-lança no desenvolvimento e projeto de máquinas agrícolas de alta tecnologia.
O resultado final do edital INOVA AGRO da Fenep encontra-se no seguinte link: http://download.finep.gov.br/chamadas/inova_agro/resultados/Resultado_Final_Divulgacao.pdf
Fonte: Professor Daniel Albiero, Departamento de Engenharia Agrícola – fone:85 3366.9754