CCA realiza aula magna dos Programas de Pós-Graduação com pesquisadores vinculados à CAPES

Data de publicação: 20 de fevereiro de 2024. Categoria: Aula magna, Eventos, Pós-Graduação

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará convida toda a comunidade acadêmica para a aula magna do semestre 2024.1 dos Programas de Pós-Graduação do CCA, evento que será realizado no dia 01 de março de 2024, sexta-feira, a partir das 8:30h, pelo Centro de Ciências Agrárias da UFC.

A aula magna é realizada pelo CCA e organizada neste ano pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, em Agronomia/Fitotecnia e em Ciência do Solo – Programas de Pós-Graduação do CCA na área de Ciências Agrárias I.

Neste semestre, o tema será Avaliação da Pós-Graduação pela CAPES: processo de autoavaliação e o papel de docentes e discentes.

O tema é abrangente, atendendo a todos os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias.

Contamos com a participação de todos os docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias.

As palestras

Palestra 1: Contribuição dos docentes e discentes para a avaliação da CAPES

Palestrante: Professora Doutora Edna Ursulina Alves – UFPB (Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da CAPES – Ciências Agrárias I)

Palestra 2: Importância das autoavaliações docente e discente para relatório CAPES

Palestrante: Professor Doutor José Magno Queiro Luz – UFU (Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da CAPES – Ciências Agrárias I)

Os Palestrantes

A Professora Edna Ursulino Alves possui Graduação (1996) e Mestrado (1999) em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Agronomia (Produção e Tecnologia de Sementes) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).

Publicou 194 artigos em periódicos especializados, participou da formação de recursos humanos, uma vez que supervisionou um pós-doutorando, orientou 23 Dissertações, 20 Teses, 39 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e 40 Bolsistas de Iniciação Científica. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias (Campus II) da UFPB.

Participou da implantação de um Programa DINTER/CAPES entre a UFPB e o Instituto Federal de Souza – Sousa/PB. Foi editora de seção da Revista Ciência Rural, editada pela Universidade Federal de Santa Maria e é editora de seção da Revista Brasileira de Ciências Agrárias, editada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

É consultora “ad Hoc” de várias revistas e projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FACEPE, FUNCAP, FAPEAM, dentre outros. Destaca-se a sua participação em várias comissões, a exemplo da CAPES (Avaliações Trienal, Quadrienal, Prêmio CAPES, Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN), FUNCAP, Comitê Externo dos Programas de Iniciação Científica na UFSM, Avaliadora Externa na Jornada Acadêmica Integrada (JAI)/UFSM e Comissão de avaliação de concurso público para o magistério superior da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UFPB – Conceito 5, de 2013 a 2017, atualmente é representante da Comissão Estadual de Sementes e Mudas do Estado da Paraíba. Bolsista PQ desde 2011, iniciando no Nível 2 (PQ2), subindo de nível em 2013 para PQ 1D e alcançando o seu Nível atual PQ 1B em 2018.

Atualmente é Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Agrárias I junto a CAPES e acaba de assumir a Cadeira 19 da ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA (ABCA),

O Professor José Magno Queiroz Luz possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1993) e Doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1995).

Foi Coordenador do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 1997 a 1998 e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 2013 a 2016; Coordenador da Pós-Graduação em Agronomia da UFU (2003 a 2008) e Diretor de Pesquisa da UFU (2008 a 2012).

Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Horticultura (2012 a 2018) e membro do comitê de assessoramento do CNPq na área de Agronomia (2018-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000. É Coordenador Adjunto (programas profissionais) da Área de Avaliação de Ciências Agrárias I CAPES (2022 – atual). É Professor Titular e Diretor de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Uberlândia e Avaliador do INEP/MEC (Instituições, Cursos e ARCU-SUL).

Trabalha na área de Fitotecnia, com ênfase em olericultura, cultura de tecidos e plantas aromáticas medicinais, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e tratos culturais; micropropagação; adubação e hidroponia.

O Moderador

O evento terá a moderação do Professor Ph.D. Adunias dos Santos Teixeira, docente que possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Engenharia Agrícola e de Biosistemas – University of California – Davis (2000).

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC, Avaliador da Capes na área de Ciências Agrárias I e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2.

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Manejo de Irrigação e Otimização.

Dia: 01 de março de 2024, sexta-feira
Horário: 08:30
Local: Auditório Alzir Barreto, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, Bloco 809.