Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Centro de Ciências Agrárias da UFC conecta o campus ao campo

Data da publicação: 18 de julho de 2024 Categoria: Eventos, Extensão Universitária

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF), do Departamento de Zootecnia do CCA, e a Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), do CCA, realizaram dois eventos que apresentaram resultados de pesquisa, consolidando o tripé ensino/pesquisa/extensão, que é o seu alicerce. A partir das pesquisas realizadas ao longo dos anos pelo NEEF na FEVC foi realizado nessa fazenda, em Pentecoste-CE, o III Dia de Campo NEEF FEVC CCA UFC sobre “Sistemas de Produção Sustentáveis para o Semiárido” para produtores (em 25/06/2024) e outro dia de campo para estudantes (em 09/07/2024). O primeiro foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, o Instituto Agropolos, o Banco do Nordeste e a Secretaria da Agricultura de Pentecoste.

Tais eventos fazem parte das ações do projeto “Tecnologias para a produção animal sustentável”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC, e do projeto BNB/PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial) da Caprinocultura e Ovinocultura de Corte.

A organização dos eventos ficou a cargo dos estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e professores do NEEF e do PET Agronomia e dos funcionários da FEVC, contando ainda com a parceria do Grupo de Estudos em Caprinos e Ovinos (Greco) e do PET Zootecnia.

Durante os dois eventos, foram apresentadas estações sobre “Manejo da vegetação da Caatinga em sistemas integrados com culturas agrícolas”, “Manejo do solo em sistemas integrados no Semiárido”, “Produção e utilização da cultura da mandioca no semiárido”, “Mecanização para a intensificação sustentável da produção”, “Produção intensiva de ovinos a pasto no semiárido” e “Produção de caprinos em sistema de agricultura familiar no semiárido”.

Apresentaram as estações professores dos Departamentos de Zootecnia e de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias, pesquisadores do IFCE e pós-graduandos da UFC e da UFRA. Essas estações apresentadas no dia de campo contemplaram resultados dos projetos “Processos tecnológicos de cultivos forrageiros integrados com a Caatinga para estocar carbono, nitrogênio e mitigar a emissão de gases do efeito estufa”, financiado pelo CNPq e FUNCAP, e “Avaliação econômica e ambiental da mandioca e seus derivados na alimentação de ruminantes”, financiado pelo CNPq.

Participaram dos eventos 60 produtores ou agentes rurais dos municípios de Amontada, Boa Viagem, Itapipoca, Itapajé, Miraíma, Pentecoste, Quixeramobim e Tejuçuoca, além de estudantes de graduação em Agronomia e Zootecnia da UFC e integrantes dos grupos PET Agronomia, PET Zootecnia, GRECO e NEEF.

Os dois eventos constituíram oportunidades singulares para promover a interação entre professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos, demonstrando ainda o grande potencial da FEVC como espaço para concretizar o ensino, a pesquisa e a extensão na UFC, conectando a universidade com a sociedade e o campo.

Mais informações: (85) 3366 9711, www.neef.ufc.br, (Prof. Aníbal Coutinho do Rêgo – anibacr@ufc.br; Lays Mariz – laysmariz@yahoo.com.br; Magno Cândido – magno@ufc.br e Patrícia Pimentel – pgpimentel@hotmail.com; Rosilene Mesquita – rosilenemesquita@ufc.br).

Fonte: Professor Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia.

Imagens do evento: