Comunidade do CCA participa da Oficina de Elaboração do PDU
Data da publicação: 12 de junho de 2025 Categoria: NotíciasNos dias 10 e 11 de junho de 2025, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) promoveu a Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). O evento foi realizado no Bloco Didático do CCA (Bloco 874) e contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes em uma programação colaborativa e estratégica.
Organizada pela Comissão Interna de Planejamento do CCA, com o apoio da Direção do Centro, em parceria fundamental com a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD/UFC), a oficina teve como objetivo diagnosticar a realidade institucional do CCA e propor ações alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023–2027) da UFC.
A programação foi distribuída em dois dias de atividades. No primeiro dia, os participantes realizaram uma análise diagnóstica, utilizando a metodologia World Café, com mesas temáticas estruturadas em quatro grandes eixos: Ensino, Pesquisa/ Inovação, Extensão e Pessoas. Os grupos conduziram análises SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), refletindo sobre os contextos internos e externos que influenciam as atividades do Centro.
No segundo dia, os esforços foram direcionados à elaboração de propostas concretas para o PDU, com base nos diagnósticos realizados, nas diretrizes estratégicas do PDI e nos indicadores institucionais. As discussões resultaram em sugestões de ações voltadas à melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação, à qualificação da pesquisa e da inovação, ao fortalecimento da extensão universitária e à valorização das pessoas que integram a unidade.
A metodologia adotada, pautada na escuta ativa, no diálogo colaborativo e na troca de experiências entre os grupos, proporcionou um ambiente fértil para o planejamento participativo, reafirmando o compromisso do CCA com uma gestão democrática, responsável e orientada por resultados.
As propostas e contribuições colhidas durante a oficina serão consolidadas na versão final do Plano de Desenvolvimento da Unidade, que servirá como referência para os próximos anos de gestão acadêmica, científica e administrativa do Centro de Ciências Agrárias.
Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias