Dia de celebrar os 106 anos da Escola de Agronomia do Ceará

Data de publicação: 30 de março de 2024. Categoria: Datas comemorativas

Hoje celebramos o 106° ano da fundação da Escola de Agronomia do Ceará, uma história de excelência, dedicação e inovação na área das ciências agrárias. Desde o seu nascimento, em 30 de março de 1918, a Escola de Agronomia do Ceará, hoje Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) continua a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do estado e do país, oferecendo seis Cursos de Graduação (Agronomia, Economia Ecológica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Gestão de Políticas Públicas e Zootecnia) e dez Programas de Pós-Graduação (Avaliação de Políticas Públicas Acadêmico, Avaliação de Políticas Públicas Profissional, Biotecnologia de Recursos Naturais, Ciência do Solo, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia Rural, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Fitotecnia e Zootecnia) bem avaliados, reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade do ensino, pela relevância de suas pesquisas inovadoras e por promover projetos de extensão que beneficiam a comunidade local, regional e nacional, com forte impacto na região do Semiárido Nordestino.

Durante todo esse período, é importante relembrar, de forma sucinta, que ocorreram várias fases pioneiras e exitosas:

1918 – Criação e instalação da Sociedade Mantenedora da Escola de Agronomia;
1935 – Estadualização da Escola de Agronomia do Ceará;
1950 – Federalização da Escola de Agronomia do Ceará;
1954 – Integração à Universidade Federal do Ceará;
1972 – Implantação do Centro de Ciências Agrárias;

Neste dia especial, celebramos juntos os 70 anos de existência da UFC com muito orgulho por fazermos parte da sua história desde a sua criação, em 1954. Desse modo, o Centro de Ciências Agrárias e a Universidade Federal do Ceará merecem uma homenagem calorosa por seu papel fundamental no desenvolvimento acadêmico, científico e socioeconômico da região e do país. Desde suas fundações, o CCA e a UFC têm sido faróis de excelência e inovação no campo da ciência e da tecnologia, deixando marcas indeléveis na história da instituição e nas vidas de milhares de pessoas.

Neste momento de celebração, expressamos nossa profunda gratidão a todos os estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, pesquisadores e colaboradores terceirizados que fazem parte desta comunidade acadêmica tão especial. Seu comprometimento, dedicação, paixão pelo conhecimento e trabalho incansável são verdadeiramente inspiradores e merecem reconhecimento e admiração.

Que os próximos anos sejam ainda mais prósperos, repletos de descobertas, avanços e colaborações que continuarão a elevar o nome do Centro de Ciências Agrárias e da Universidade Federal do Ceará.