Empresas juniores do CCA promoveram a 2ª edição do Agrárias Empreendedora
Data da publicação: 18 de julho de 2025 Categoria: NotíciasPioneiro e um dos mais relevantes eventos do Centro de Ciências Agrárias da UFC, o Agrárias Empreendedora 2.0 consolidou-se como um marco no estímulo ao empreendedorismo entre estudantes universitários. Nesse ano, promovido entre os dias 10 e 12 de julho de 2025 pelas empresas juniores Agronômica, ConAlimentos, Coraq e Emzootec. O evento reuniu estudantes de diversos cursos e instituições com um propósito único, despertar o espírito empreendedor na área de Ciências Agrárias e mostrar que, sim, é possível empreender já na universidade.
Com uma programação dinâmica e inspiradora, o Agrárias Empreendedora teve como foco principal estimular os discentes de graduação e pós-graduação a enxergarem oportunidades reais no mundo dos negócios, através de uma vivência que vai muito além da sala de aula. Estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos e Zootecnia participaram ativamente, explorando caminhos para a criação de startups, parcerias estratégicas, construção de networking e desenvolvimento de ideias inovadoras com viabilidade de mercado. A proposta do evento surgiu da necessidade de romper a falta de debates sobre empreendedorismo no meio acadêmico, oferecendo uma alternativa concreta e eficaz para transformar conhecimento em prática, e ideias em negócios sustentáveis.
A abertura oficial aconteceu no dia 10 de julho, às 8h, no auditório do Departamento de Zootecnia/CCA/UFC, e contou com a presença de importantes nomes da academia e do empreendedorismo cearense. Estiveram presentes a Profa Sônia Maria Pinheiro, diretora do CCA/UFC, a Profa Maria Conceição Ferreira, coordenadora da COEMP/UFC; a Profa Francisca Gleire Menezes, do Departamento de Engenharia de Pesca e tutora da empresa júnior Coraq; o Prof. Aníbal Coutinho do Rêgo, do Departamento de Zootecnia e tutor da Emzootec Jr., o Prof. José Newton Pires, tutor da Agronômica, a Profa Ana Paula Colares, do Departamento de Engenharia de Alimentos e representante da Conalimentos Jr., o Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, presidente da FUNCAP e Anna Ruth Fava, presidente executiva da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (FEJECE). Todos os convidados destacaram a relevância da iniciativa e parabenizaram os estudantes pela realização de um evento com tanto impacto e propósito.
A programação contou com 18 palestras cuidadosamente pensadas para agregar valor aos participantes, abordando desde marketing, vendas e elaboração de projetos, até casos de sucesso e orientações práticas sobre como começar um negócio do zero. Os palestrantes convidados foram referências em suas áreas e compartilharam experiências valiosas, conectando teoria e prática de maneira acessível e inspiradora. O evento também contou com o apoio de 18 patrocinadores, entre eles marcas renomadas como Ambev, Tijuca, Senar, Sistema OCB Somos Coop, My Coco e Frutas Lessa, que, além do suporte, distribuíram brindes entre os inscritos, ao todo, foram 120 brindes entregues.
Para além das palestras, o Agrárias Empreendedora ofereceu experiências práticas que enriqueceram ainda mais a vivência dos participantes. No dia 12 de julho, duas visitas técnicas foram realizadas, uma à Fazenda Valle Verde Agropecuária, em Russas-CE, e outra à Associação Comunitária dos Produtores de Parajuru, proporcionando contato direto com casos de sucesso no setor agropecuário e agroindustrial. Para quem optou por não viajar, foi oferecida a oficina “Design Thinking para o Agronegócio: Resolva Problemas e Inove com Criatividade”, promovida pelo Sebrae, reforçando o compromisso do evento com a inovação aplicada.
Ao todo, o evento contou com 109 participantes inscritos, além da presença de diversos professores do Centro de Ciências Agrárias, que acompanharam as atividades e incentivaram os estudantes. Os depoimentos colhidos ao final foram unânimes: o II Agrárias Empreendedora foi transformador. Os discentes relataram o quanto a experiência ampliou suas perspectivas sobre o futuro profissional, mostrando que empreender também é uma escolha possível, necessária e realizável dentro da universidade.
A Profa Gleire Menezes, tutora da Coraq destaca que “O segundo ano do projeto Agrárias Empreendedora estabeleceu-se como uma iniciativa importante para o fortalecimento das relações entre as Empresas Juniores do Centro de Ciências Agrárias (Agronômica, Emzootec, Conaalimentos e Coraq). A programação diversificada de palestras, abrangendo distintas áreas do conhecimento, juntamente com a presença de profissionais conceituados, proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora e motivadora para os desafios do mercado de trabalho pós-formação acadêmica. Além disso, o evento contou com visitas técnicas voltadas ao aprimoramento dos participantes. Tais atividades complementares são essenciais para ampliar a compreensão dos alunos sobre as práticas desenvolvidas fora do ambiente universitário, contribuindo significativamente para a promoção da extensão universitária”.
Com tamanho sucesso e impacto positivo, o Agrárias Empreendedora já tem sua próxima edição prevista: o Agrárias Empreendedora 3.0, que promete ser ainda mais integrado, inovador e abrangente. O evento reafirma seu papel como catalisador de ideias, talentos e negócios nas Ciências Agrárias. Assim, segue como um importante espaço de transformação dentro da UFC, não apenas para formar profissionais, mas para formar líderes e empreendedores que irão mudar o cenário do agronegócio no país.
- Mesa de abertura do Agrárias Empreendedora 2.0
- Momento de entrega de brindes aos participantes
- Brinde personalizado do Agrárias Empreendedora 2.0
- Fechamento do segundo dia de evento
- Equipe organizadora do Agrárias Empreendedora 2.0
- Visita a Valle Verde Agropecuária
- Visita a propriedade com abordagem na área de Engenharia de Pesca e Tecnologia de Alimentos
- Atividade de capacitação com o Sebrae
Fonte: Sara Maria Soares Moura e Prof. Aníbal Coutinho do Rêgo