Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Estudantes de Agronomia da UNILAB visitam o NEPAU

Data da publicação: 23 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

Em 20 de setembro de 2024, uma turma de 32 estudantes do primeiro semestre do curso de agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, sob a supervisão da Professora Drª Daniela Queiroz Zuliani, visitou o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana – NEPAU do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará.

Por ocasião da visita o coordenador do NEPAU, Prof. Titular Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra, fez uma apresentação sobre o Núcleo focalizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em agricultura urbana realizadas nestes 5827 dias de sua existência, desde a sua inauguração, ocorrida em 07 de outubro de 2008 durante os 90 anos da Escola de Agronomia do Ceará (EAC). Após a apresentação os alunos foram direcionados ao setor de cultivo em pequenos espaços onde os servidores: Dr. Alfredo Mendonça de Sousa e o Eng. Agrônomo Marcos de Sousa Bernardo demonstraram para os presentes a tecnologia de produção de hortaliças, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANC) e espécies aromáticas e condimentares em canteiros e vasos autoirrigáveis.

Ao final da visita os participantes foram presenteados com vasos autoirrigáveis confeccionados com garrafas PET para iniciarem a sua horta caseira. Ainda foi oferecido aos participantes refresco de capim santo com limão e gengibre para amenizar o calor. Ao final da visita a Prof a Drª. Daniela Queiroz solicitou que os discentes fizessem a avaliação do evento e todos ficaram plenamente satisfeitos com os ensinamentos transmitidos pela equipe do NEPAU durante a visita.

Fonte: Prof. Dr. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra (coordenador do NEPAU)