Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Fórum das Agrárias: Políticas Assimétricas e acompanhamento: redução das desigualdades regionais e otimização da gestão de recursos da FUNCAP (2015-2021)

Data da publicação: 5 de abril de 2022 Categoria: Notícias

O Fórum das Agrárias do Centro de Ciências Agrárias promove a palestra Políticas Assimétricas e acompanhamento: redução das desigualdades regionais e otimização da gestão de recursos da FUNCAP (2015-2021), que será ministrada pelo professor Luiz Drude de Lacerda e moderada pelo professor Claudivan Feitosa de Lacerda

Agenda

Data: 12 de abril, terça-feira
Horário: 19h
Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube
Evento com emissão de declaração de participação.

O palestrante

Luiz Drude de Lacerda é Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor Titular da Universidade Federal Fluminense em 1994 e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará em 2013. Foi eleito, em 2009, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e desde 2016 faz parte de seu Conselho Consultivo. Em 2011 recebeu o Prêmio Bunge, na categoria Vida e Obra na área de Oceanografia. Em 2013 foi eleito Fellow of The World Academy of Sciences (TWAS). Em 2018, recebeu o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2019 foi nomeado Member of the Future Earth Coasts Academy (FEC Academy). Foi membro em quatro (04) mandatos do Comitê Assessor CA-EL e um (1) mandato no CA-CIAM do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi membro dos Comitês de Assessoramento da Área de Geociências e da Área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É Membro do Conselho Científico da International Society for Mangrove Ecosystems. Foi Membro do Scientific Steering Committee do Land-Ocean Interaction in the Coastal Zone-International Geosphere Biosphere Program (LOICZ-IGBP: 2002-2015). Foi Pesquisador Visitante na Universitat Hamburg entre 1986 e 1991 e Professor Visitante da Université de Toulon et du Var, França, entre 1998 e 2006. Coordenou o Instituto do Milênio Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano (2005-2008), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano (2008-2016). Foi membro do Comitê Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e foi Coordenador da Sub-rede de Mudanças Climáticas e Oceanos da Rede Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 2012 e 2015. Foi membro do Comitê Científico do Programa IODP-CAPES e do Science Evaluation Pannel of the International Ocean Discovery Pannel (NSF) (2011-2016). É Diretor Científico (desde 2015) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Ceará (FUNCAP). Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas, impacto das mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistemas.

O moderador

Claudivan Feitosa de Lacerda possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA-UFC) no período de agosto de 2005 a agosto de 2009 e no período de maio de 2011 a abril de 2013, e Vice Coordenador do mesmo Programa no período de 2015 a 2019..Foi Vice Coordenador do Curso de Agronomia da UFC de 2011 a 2013. Foi Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal (2009), Coordenador do I e II Simpósio Brasileiro de Salinidade (2010 e 2014), Coordenador do Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFC: 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará (2018) e Coordenador do I Simpósio Latino Americano de Salinidade (2019). Também atuou como palestrante em diversos eventos técnicos científicos tais como: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Inovagri International Meeting, Winotec, Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, Congresso Nacional de Botânica, além de diversos Simpósios, Seminários e Webinars. É professor TITULAR do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1C. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Agronomia (2015 a 2020) e Presidente do Comitê de Teses e Dissertação- CTD (2018 a 2021) do PPGEA-UFC. Atualmente está inserido no Programa Cientista-Chefe da Funcap, na área de Agricultura (Funcap/Sedet/UFC). Atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Solos e Nutrição de Plantas (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência no uso de água e de nutrientes; Tolerância à salinidade de culturas anuais (sorgo, feijão-de-corda, milho, algodâo), perenes (coqueiro, cajueiro) e ornamentais; Irrigação Suplementar. Estratégias para racionalização e aumento da oferta hídrica para produção agrícola no semiárido; Utilização de águas salinas e residuárias na irrigação; Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo