Homenagens a servidores e egressos marcam solenidade dos 50 anos da Graduação e Pós em Engenharia de Alimentos da UFC
Data da publicação: 21 de outubro de 2025 Categoria: Datas comemorativas, Eventos, Homenagem, NotíciasCelebração de feitos acadêmicos e homenagens a personalidades marcaram a cerimônia dos 50 anos do curso de graduação de Engenharia de Alimentos e da pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. A solenidade foi realizada na sexta-feira (17), no auditório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, alusiva a meio século de atividades da formação pioneira no Norte/Nordeste e uma das primeiras do Brasil na área.
Compuseram a mesa do Jubileu de Ouro a diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Sônia Pinheiro; a chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL), professora Andrea Aquino; o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Rafael Zambelli; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), professora Sueli Rodrigues; e o representante do corpo discente, Kauê Pinto.

A solenidade do Jubileu de Ouro foi realizada na sexta-feira (17), no auditório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Foto: Viktor Braga / UFC Informa)
Iniciando os discursos, a professora Sônia Pinheiro parabenizou a comunidade acadêmica do curso pelo jubileu e pelo dia do Engenheiro de Alimentos, esse comemorado no dia 16 de outubro. Em seguida, leu uma mensagem de congratulações redigida pela vice-reitora Diana Azevedo, que destacou o contexto social para a criação, em setembro de 1975, da graduação e da pós em Engenharia de Alimentos na UFC. “Ambos nasceram do compromisso da Universidade Federal do Ceará com o desenvolvimento científico e tecnológico do País e com a formação de profissionais preparados para atuar nos desafios da indústria alimentícia e da pesquisa de alimentos”, afirmou a gestora.
Dando continuidade às falas, a professora Andrea Aquino elencou o potencial de transformação de histórias de vida como uma das características do curso de Engenharia de Alimentos. “Frequento o nosso departamento há 26 anos e posso dizer que fui transformada e tive a alegria de ver a transformação de muitas pessoas. Temos um grande desafio para os próximos 50 anos, e penso que nunca devemos perder de vista as histórias de luta, de superação e de amizade que nós presenciamos todos os dias dentro da nossa Universidade. Sinto muito orgulho pela contribuição que a Engenharia de Alimentos entrega para a sociedade todos os dias”, declarou.
O coordenador do curso, professor Rafael Zambelli, ressaltou em seu discurso os impactos da Engenharia de Alimentos no estudo da biodiversidade e na indústria de alimentos em âmbito local e regional. “Temos orgulho de contribuir para o fortalecimento, não apenas da agroindústria do Nordeste, mas também da indústria de alimentos no Ceará e de estabelecimentos produtores e comercializadores, valorizando matérias-primas locais, apoiando pequenos e médios empreendedores e oferecendo soluções para desafios tecnológicos, climáticos e logísticos que marcam a realidade da nossa região”, pontuou.
Em sequência, a professora Sueli Rodrigues apresentou ao público a contribuição do PPGCTA na formação de pesquisadores, docentes e profissionais para a indústria. “São 350 mestres e doutores, e a gente vê os egressos da graduação e da pós-graduação em cargos estratégicos. Isso é muito gratificante para nós. O sucesso do curso não é o que nós fazemos, mas o que os nossos egressos fazem“, avaliou.
Encerrando as falas, o estudante do terceiro semestre de Engenharia de Alimentos, Kauê Pinto disse estar se sentindo “muito honrado” por compôr a organização da solenidade.
Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC.
HOMENAGENS – Docentes, técnicos e alunos que construíram a trajetória de 50 anos da Engenharia de Alimentos foram homenageados na ocasião, como foi o caso do professor emérito Geraldo Arraes Maia, que integrou o núcleo fundador da graduação. “O curso acompanhou o crescimento da Universidade. Foi uma luta muito grande, e a gente vê que os frutos estão sendo colhidos agora. A coisa que eu mais gosto na minha vida é de ensinar e fazer pesquisa, então fico realmente feliz em participar aqui desse evento”, disse Arraes.

Um dos homenageados foi o professor emérito Geraldo Arraes Maia, que integrou o núcleo fundador da Engenharia de Alimentos na UFC (Foto: Viktor Braga / UFC Informa)
SAIBA MAIS – O Curso de Engenharia de Alimentos na UFC foi criado em 12 de setembro de 1975, pela Resolução n° 30 do Conselho Universitário da UFC (Consuni), por um grupo de professores do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Naquela época, o curso era chamado de Tecnologia de Alimentos por ser de curta duração, sendo reconhecido como Engenharia de Alimentos em 27 de janeiro de 1984 pelo Consuni, e, em 6 de agosto do mesmo ano, por meio da Portaria n° 344 do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o corpo discente do curso possui 478 alunos matriculados. A cada semestre, ingressam 50 novos alunos, sendo formados, em média, 25 alunos concludentes por semestre. Desde a sua criação até o semestre 2025.1, formaram-se 1.589 engenheiros de alimentos na UFC.
Veja o vídeo institucional elaborado para celebrar o Jubileu de Ouro.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing – e-mail: ufcinforma@ufc.br
