Inaugurado Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Secagem

Data de publicação: 21 de outubro de 2011. Categoria: Notícias

Foi inaugurado na tarde do último dia 13, o Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Secagem, no Departamento de Tecnologia de Alimentos. Com uma área de 180 m2, o Laboratório de irá atuar, inicialmente, nas atividades do curso de Engenharia de Alimentos, com ênfase nos estudos em frutas.

Segundo o coordenador do Laboratório, Prof. José Maria Costa, o local abriga 20 pesquisadores, dentre graduandos, mestrandos, doutorandos e docentes da Instituição. Viabilizado através de recursos da Universidade, parcerias privadas e órgãos de fomento, o Laboratório conta com uma estrutura de equipamentos orçada em R$ 800 mil.

Na solenidade de inauguração do Laboratório, estiveram presentes o Reitor da UFC, Jesualdo Farias; o diretor e o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Sebastião Medeiros Filho e Prof. Alexandre Sampaio; o coordenador do Laboratório, Prof. José Maria Costa e, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Carlos Almir de Holanda.

Em sua fala, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Sebastião Medeiros, abordou as melhorias na infraestrutura no Centro viabilizadas nos últimos oito anos e destacou a recente avaliação realizada pelo Instituto Educar, por solicitação da direção da unidade acadêmica. O Instituto seguiu três eixos em sua pesquisa: eficiência e qualidade do ensino de graduação; excelência da pós-graduação e da pesquisa e relações com os setores governamental e empresarial. “O que temos de fazer agora é dar um salto de qualidade no trabalho das pessoas e tenho certeza que essa avaliação vem propiciar isso”, afirmou.

Discursaram ainda o coordenador do Laboratório, Prof. José Maria Costa, o qual teceu agradecimentos à equipe, e o Reitor Jesualdo Farias, que elogiou a iniciativa do coordenador na construção de parcerias que viabilizaram a estrutura do laboratório. “Aqui temos um exemplo de sucesso da relação com a iniciativa privada. Essa aproximação entre pesquisadores e empresários é um modelo a ser seguido por todos os setores da Universidade”, disse o Reitor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)