Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Inventos que ajudam na conservação de alimento para gado e na cultura de frutos geram duas novas patentes para o CCA

Data da publicação: 8 de março de 2023 Categoria: Patente

A Universidade Federal do Ceará recebeu duas novas cartas patentes, ambas obtidas a partir de inventos originados no Centro de Ciências Agrárias: uma caçamba hermética voltada à conservação de forragem, alimento importante para a criação de gado, e um sistema de contagem de frutos esféricos.

Imagem: Gado de cor bege comendo forragem

A forragem é um alimento essencial para a criação de gado, mas que depende de um processo eficaz de conservação (Foto: PxHere)

A primeira patente busca resolver um problema enfrentado por pecuaristas sobretudo do semiárido, onde por vezes há baixa disponibilidade de alimentos. Para contornar isso, criadores podem fazer a compra de forragem de outros locais, o que, por sua vez, gera outro contratempo: em longas viagens, o transporte prejudica a qualidade do alimento por conta da fermentação natural, o qual acaba por ser desperdiçado.

A ideia é que a caçamba sirva como um silo rígido, garantindo a manutenção da qualidade do alimento e de suas propriedades nutricionais, no percurso do produtor da forragem até o mercado consumidor de produtos forrageiros, ou seja, o criador de gado que sofre com a falta do alimento pecuário no semiárido.

Já a segunda patente objetiva facilitar o dia a dia de produtores que trabalham com a cultura de frutos esféricos, como o coco. A patente trata de uma máquina com sensores fotoelétricos que realiza o trabalho de contagem dos frutos. A ideia é automatizar essa contagem, reduzindo tempo gasto e evitando erros humanos e prejuízos financeiros, já que é na etapa de contagem que o produtor pode calcular seus potenciais ganhos.

Os detalhes sobre os dois inventos estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Daniel Albiero ‒ e-mail: daniel.albiero@gmail.com

Notícia publicada originalmente no Portal da UFC.

Acessar Ir para o topo