Português

Departamento de Fitotecnia (DF)

Laboratórios

Laboratório de Acarologia Aplicada à Produção Vegetal

Ensino, pesquisa e extensão. 1) Aulas práticas das disciplinas da graduação Acarologia e Princípios de Manejo Integrado de Pragas; 2) Pesquisas/trabalhos (Doutorado, Mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso, artigos) que têm como principal objeto de estudo espécies de ácaros de importância agrícola visando o manejo de pragas; 3) Projeto de extensão: Núcleo de Pesquisa e Extensão em manejo de insetos e ácaros.

Coordenação: Prof. José Wagner da Silva Melo

Localização: Bloco 806, Salas 105 e 107. Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9677, wagnermelo@ufc.br

Laboratório de Dieta Artificial de Insetos

Pesquisas e Criação de insetos, bem como preparação e desenvolvimento de TCC e Estágios de alunos de Agronomia e cursos afins em que a professora é Orientadora ou Co-orientadora. Preparação de insetos para compor o museu entomológico.

Coordenação: Profª. Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: Bloco 806, 2° andar, Sala 218 do Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Laboratório de Ecofisiologia da Produção Vegetal

As atividades de pesquisas realizadas seguem as linhas de Ecofisiologia e Nutrição de plantas. Pesquisas científicas com atuação de alunos de graduação (PIBIC, Monografias) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado de dois programas, PPGAF e PPGCS, ambos do CCA).

Coordenação: Profª. Rosilene Oliveira Mesquita

Localização: Sala 211 do Bloco 805, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: rosilenemesquita@ufc.br

Laboratório de Entomologia Agrícola (Atinário)

O Laboratório de Entomologia Agrícola tem como principal objetivo a preparação e o desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas Princípios de Entomologia Agrícola e Introdução a Agronomia, bem como manutenção de sauveiros da espécie Atta opaciceps Borgmeier,1939 (projeto desde 1976) e classificação de insetos. Também são desenvolvidas atividades de estágios e pesquisas relativas a área e dos Projetos/Programa de Extensão: Borboletário, Redescobrindo a Floresta e Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura, e do Núcleo de Experimentação Fitossanitária, programa de preservação de ecossistemas. Além disso, são preparadas aulas de campo, feitos diagnósticos e identificação de insetos, na Clínica Entomológica. Ademais há a recepção de alunos e professores dos diferentes níveis do ensino e do conhecimento, do ensino infantil à pós-graduação, bem como de professores e atores da comunidade em geral, cujos propósitos são a ecologia e a biologia das espécies, o estudo dos ecossistemas, a educação ambiental etc., processando-se a extensão.

Coordenação: Profª. Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: Bloco 806, 2° andar, Sala 211 do Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA)

Ensino, pesquisa, extensão e inovação. No LEA desenvolve-se: 1) Projeto de monitoria da disciplina AC-0478 – Entomologia Agrícola; 2) Pesquisas/trabalhos (Doutorado, Mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso, artigos) visando o controle de insetos-praga do setor agrícola e urbano, usando controle químico (inseticidas químicos), alternativo (óleos e extratos de plantas), por comportamento (feromônios e armadilhas) e biológico (uso de inimigos naturais); 3) Projeto de extensão: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Entomologia Agricola e; 4) Estimula-se o desenvolvimento de StartUp’s e estreita-se parcerias com membros da comunidade científica nacional e internacional e com o setor produtivo/privado.

Coordenação: Prof. Patrik Luiz Pastori

Localização: Bloco 806, térreo, Salas 109; 110; 112 e 113. Setor de Fitossanidade/ Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9680, lea.ufc@ufc.br e plpastori@ufc.br

Laboratório de Floricultura

Pesquisa com plantas ornamentais, suculentas e cactáceas destinadas às aulas práticas da disciplina de graduação AC0508 Floricultura.

Coordenação: Prof. Roberto Jun Takane

Localização: Bloco 806, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: robertotakane@ufc.br

Laboratório de Melhoramento e Biotecnologia Vegetal

Condução de pesquisas relativas a área de melhoramento vegetal com as culturas de feijão-caupi e, às vezes, algodoeiro. Até final do ano passado o laboratório foi utilizado para fins de pesagens e processamento de material proveniente de ensaios de campo com melhoramento vegetal de feijão-caupi. No início deste ano, 2020, o mesmo passou por limpeza geral e reorganizado para recebimento de equipamentos usados para realização de análises químicas (espectrofotômetro) e moleculares (microcentrífuga e termociclador). Esses equipamentos estavam parados por falta de manutenção e após conseguir-se o concerto destes, os mesmo voltaram a ser usados. Entretanto com a pandemia as atividades planejadas foram paralisadas.

Coordenação: Profª. Cândida Hermínia Campos de Magalhães Bertini

Localização: Bloco 805, 2° andar, Sala 214. Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: candida@ufc.br

Laboratório de Micologia

Preparo de material para pesquisa, bem como, aulas práticas de Fitopatologia de disciplinas da graduação (AC 0493- Fitopatologia I) do curso de Agronomia e da pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia; Espaço utilizado para a condução de experimentos de caracterização de fungos e bactérias fitopatogênicos, teste de patogenicidade de doenças pós-colheita e de controle de doenças fúngicas e bacterianas in vitro, entre outras, de pesquisas conduzidas por estudantes de graduação e pós-graduação sob nossa orientação, e pós-doutoranda sob nossa supervisão. O espaço pode ser compartilhado com outros professores, desde que não haja interferência entre os experimentos conduzidos no local. No espaço, funciona também a Clínica de Plantas da UFC (https://instagram.com/clinicaplantas.ufc?igshid=1b68u9peudvf4), projeto de extensão sob nossa coordenação, que realiza diagnose de doenças de plantas para a comunidade rural, acadêmica e urbana. O Laboratório de Micologia também abriga a Coleção Micológica da UFC (UFCM), registrada no SisGen, que conta com uma coleção de isolados de fungos fitopatogênicos de plantas de grande interesse econômico e científico para o Ceará. Os isolados são utilizados em pesquisas científicas do Grupo de Pesquisa do CNPq em “Fitopatologia Molecular” sob nossa coordenação, em parceria com pesquisadores do Departamento de Química da UFC, Embrapa e outras instituições de pesquisa do Brasil.

Coordenação: Prof. Cristiano Souza Lima

Localização: Bloco 806, salas 101, 103 e 202, Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9681, csl@ufc.br

Laboratório de Olericultura

Condução de pesquisas com estudantes de graduação e de pós-graduação do Programa de Agronomia/Fitotecnia e de atividades relativas à disciplina de AC- 0494 Olericultura.

Coordenação: Prof. Marcelo de Almeida Guimarães

Localização: Bloco 805, 1° andar, Sala 109. Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: mguimara@ufc.br

Laboratório de Pesquisa em Fitopatologia

Trabalhos de pesquisa com fitonematoides conduzida por estudantes de graduação (TCC), pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Fitotecnia (PPGAF) sob nossa orientação. Condução de estudos sobre biologia de espécies de fitonematoides de importância agrícola, avaliação de suscetibilidade de hortaliças e cactáceas a fitopatógenos , pesquisas visando controle natural de fitonematoides. Todas as avaliações e análise microscópicas dos fitopatógenos são realizadas no laboratório. O laboratório de Fitopatologia recebe também estudantes de graduação e de pós-graduação e outras instituições como UFPI e UFRPE, estagiários da UNILAB.

Coordenação: Profª. Carmem Dolores Gonzaga Santos

Localização: Bloco 806, Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9676, carmelo.ufc@gmail.com

Laboratório de Propagação de Plantas

Condução de pesquisas relativas a área de propagação vegetal com diversas culturas do tomo da horticultura. O laboratório é utilizado para fins de propagação um vitro de várias espécies apoio a trabalhos de conclusão de cursos e trabalhos da pós graduação. Entretanto com a pandemia as atividades planejadas foram paralisadas. No momento tem-se apenas uma tese de doutorado sendo conduzido seus ensaios neste laboratório

Coordenação: Prof. Renato Innecco

Localização: Bloco 805, 2° andar, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: innecco@ufc.br

Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular Aplicada a Agricultura (BIOAGRI)

Estudos envolvendo avaliação de suscetibilidade de caupi às principais viroses ocorrentes no Nordeste; Sorologia na diagnose de doenças virais; Caracterização de isolados de Cowpea severe mosaic virus e Cowpea aphid borne mosaic virus, importantes para a cultura do feijoeiro; Possibilitado pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação e colaboradores na área de Biologia Molecular envolvendo a caracterização molecular de isolados de Fusarium sp. nas culturas do feijoeiro, maracujazeiro, bem como Colletotrichum sp. e Ceratocystis sp. na cultura da Pitaia; além de pesquisas na área de Melhoramento Vegetal e de fitonematologia. No laboratório é também desenvolvida a ação de Extensão Análise de Material Vegetal Para Detecção de Vírus Causadores de Doenças em Plantas(Prex). O BIOAGRI , em geral, tem dado suporte para as aulas práticas das disciplinas da graduação de Fitopatologia I e Fitopatologia II como também para aulas e pesquisas envolvendo biologia molecular básica para discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, pesquisas estas que normalmente tem gerado publicações em periódicos nacionais, bem como internacionais.

Coordenação: Profª Carmem Dolores Gonzaga Santos, Profª Cândida Hermínia Campos de Magalhães Bertini, Prof. Cristiano Souza Lima e Profª Rosilene Oliveira Mesquita

Localização: Bloco 806 – sala 104,Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do pici

Contato: (85) 3366 9683, carmelo.ufc@gmail.com, candida@ufc.br, csl@ufc.br, rosilenemesquita@ufc.br, camara.filho@hotmail.com

Núcleos

Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana- NEPAU

Pesquisa e cultivo de hortaliças, plantas medicinais, ornamentais, produção de mudas para arborização urbana, pomar doméstico e comunitário, produção artesanal de alimentos para consumo humano.

Coordenação: Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra

Localização: Anexo à Prefeitura da UFC, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9671, esmeraldo@ufc.br

Núcleo de Ensino e Pesquisas em Entomologia – NEPE

O Núcleo é constituído por discentes: alunos de graduação voluntários e bolsistas (remunerados e/ou voluntários), bem como alunos de Pós-graduação e Pós- doutorado com intuito de ensino-aprendizagem e pesquisas, experimentais ou não, TCC, Estágios, em Entomologia, do curso de Agronomia e de outros cursos e áreas afins, além de preparar reuniões, fóruns, seminários, cursos e oficinas; divulgar conhecimento através de mídias sociais e realizar atividades de extensão junto às escolas, colégios, faculdades, universidades e à comunidades em geral.

Coordenação: Profª. Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: Bloco 806, 2° andar, Sala 217 do Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Núcleo de Experimentação Fitossanitária I – NUCLEF I

Pesquisas e Criação de Insetos, bem como preparação e desenvolvimento de TCC, Dissertações, de alunos de Agronomia e cursos afins em que a professora é Orientadora ou Co-orientadora e área de realização de práticas do Programa Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura e do Projeto Redescobrindo a Floresta, projetos em que há grupo de estudos em Agro-Florestas, Preservação de Ecossistemas Naturais e Artificiais ,Construção, promoção e difusão de conhecimentos e práticas em Permacultura, por meio de diálogos e intercâmbios com a comunidade acadêmica e a sociedade civil; Aprimoramento de técnicas de bioconstruções, assimilação de novos materiais e técnicas de trabalho;Desenvolvimento e manutenção de práticas e pesquisas, com temáticas relacionadas a Permacultura e Agroecologia, contribuindo na formação de estudantes e público alvo em um espaço verde na Universidade Federal do Ceará. Estudo da bioecologia dos insetos, recepção de alunos e professores dos diferentes níveis do ensino e do conhecimento, do ensino infantil à pós-graduação, bem como de professores e atores da comunidade em geral, cujos propósitos são a ecologia e a biologia das espécies, o estudo dos ecossistemas, a educação ambiental etc.

Coordenação: Profª. Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: NUCLEF I, BLOCO 806/Departamento de Fitotecnia/Setor de Fitossanidade/ CCA/ UFC, Campus do Pici, próximo ao Laboratório de Máquinas Agrícolas

Contato: (85) 3366 9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Núcleo de Experimentação Fitossanitária II- NUCLEF II

Programa de Preservação,onde foram realizadas aulas de campo sobre plantio, leitura de paisagem, observadas curvas de nível e cultivo com faixas homeostáticas, feitos diagnósticos e identificação de insetos, monitoramento de sauveiros naturais,Pesquisas e Criação de Insetos, bem como preparação e desenvolvimento de TCC, Dissertações, de alunos de Agronomia e cursos afins em que a professora é Orientadora ou Co-orientadora e área de realização de práticas agrícolas do Programa Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura e do Projeto Redescobrindo a Floresta, Preservação de Ecossistemas Naturais e Artificiais ,Construção, promoção e difusão de conhecimentos e práticas em Agroecologia, Agro-Florestas e Permacultura, aprimoramento de técnicas de bioconstruções, assimilação de novos materiais e técnicas de trabalho;Desenvolvimento e manutenção de práticas e pesquisas, aulas de campo com temáticas relacionadas a recuperação de áreas degradadas; Coleta de insetos para compor o museu entomológico, estudo da bioecologia dos insetos, recepção de alunos e professores dos diferentes níveis do ensino e do conhecimento, do ensino infantil à pós-graduação, bem como de professores e atores da comunidade em geral, cujos propósitos são a ecologia e a biologia das espécies, o estudo dos ecossistemas, a educação ambiental, Permacultura e Agroecologia,etc., contribuindo na formação de estudantes e público alvo em um espaço verde na Universidade Federal do Ceará.

Coordenação: Profª. Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: NUCLEF II, BLOCO 806/Departamento de Fitotecnia/Setor de Fitossanidade/CCA/UFC, Campus do Pici, próximo ao NUTEC.

Contato: (85) 3366 9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Grupos de Estudo

Grupo de Estudo – Núcleo de estudo em olericultura do Nordeste (NEON)

Grupo constituído por estudantes de graduação, bolsistas remunerados e voluntários, bem como bolsistas de Pós-graduação e Pós- doutorado. Nossos objetivos são: 1) formação de alunos do curso de Agronomia nas áreas de Olericultura; 2) desenvolver pesquisas básicas e aplicadas visando à obtenção de conhecimento e produtos que possam atender a todos os ramos da sociedade que usufruem de hortaliças, desde agricultores familiares, produtores e consumidores; 3) realizar atividades tais como seminários, cursos e oficinas; divulgar conhecimento sobre Olericultura por meio das Redes Sociais e 4) realizar atividades de extensão junto à comunidades rurais e agricultura familiar.

Coordenação: Prof. Marcelo de Almeida Guimarães

Localização: Bloco 805, 1° andar, Sala 109. Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: mguimara@ufc.br

Grupo de Estudo – Núcleo de estudos e pesquisas em Melhoramento e Biotecnologia de Recursos Genéticos Vegetais (NUMERG)

Grupo constituído por estudantes de graduação, bolsistas remunerados e voluntários, bem como bolsistas de Pós-graduação e Pós- doutorado. Nossos objetivos são: 1) formação de alunos do curso de Agronomia nas áreas de Recursos Genéticos, Melhoramento e Biotecnologia com ênfase em culturas anuais, principalmente, o feijão-caupi; 2) desenvolver pesquisas básicas e aplicadas visando à obtenção de conhecimento e produtos que possam atender a todos os ramos da sociedade que usufruem destas culturas, desde agricultores familiares, produtores e consumidores; 3) realizar atividades tais como seminários, cursos e oficinas; divulgar conhecimento sobre RGVs e Melhoramento de Plantas por meio das Redes Sociais como Instagram (numerg.ufc) e 4) realizar atividades de extensão junto à comunidades rurais e agricultura familiar.

Coordenação: Profª. Cândida Hermínia Campos de Magalhães Bertini

Localização: Bloco 805, 2° andar, Sala 214. Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: candida@ufc.br

Grupo de Estudos – Núcleo de Ensino e Estudos em Fruticultura (Gfrut)

As principais atividades são para a manutenção e ampliação do Pomar Didático do Setor de Horticultura (DFT/CCA/UFC), desenvolvimento de pesquisas e realização de cursos e oficinas sobre fruticultura abertos às comunidades acadêmica e externa à UFC, para difusão de tecnologias. O grupo é constituído por estudantes de graduação (bolsistas PIBIC, BIA, PREX e PID e voluntários) e de pós-graduação, além dos professores.

Coordenação: Prof. Márcio Cleber de Medeiros Corrêa, com atuação do Prof. William Natale.

Localização: Sala 201 do Bloco 805, Casa de Vegetação n° 5 (Bloco 836) e instalações do Setor de Horticultura (DFT/CCA/UFC), com ênfase no Pomar Didático, Campus do Pici

Contato: mcleber@ufc.br, natale@ufc.br

Casas de Vegetação

Casa de Vegetação n° 1

1) Ensino relacionado às atividades do PET Agronomia e parte das aulas práticas de “Grandes Culturas 2” (AC0504) na Graduação; 2) Pesquisas científicas com atuação de alunos de graduação (PIBIC, Monografias) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado de dois programas, PPGAF e PPGCS, ambos do CCA).

Coordenação: Profª Rosilene Oliveira Mesquita

Localização: Bloco 836, Setor de Agricultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: rosilenemesquita@ufc.br

Casa de Vegetação n° 3

1) Atividades de Ensino: Manutenção de fitonematoides e de fitovirus empregados nas aulas práticas da disciplina de graduação AC0496 – Fitopatologia II; 2) Atividades de Pesquisas conduzidas por estudantes de graduação (TCC) e de pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Fitotecnia (PPGAF) sob nossa orientação. Condução de estudos sobre biologia de espécies de fitonematoides de importância agrícola, avaliando a suscetibilidade de hortaliças e cactáceas a fitopatógenos e pesquisas visando controle natural de fitonematoides. Estudo de suscetibilidade de caupi às principais viroses ocorrentes no Nordeste.

Coordenação: Profª. Carmem Dolores Gonzaga Santos

Localização: Setor de Agricultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9676, carmelo.ufc@gmail.com

Casa de Vegetação n° 5

1) Ensino relacionado à parte das aulas práticas de “Fruticultura” (AC0497) na Graduação e de “Fruticultura Tropical” (ACP7677) e “Frutíferas: calagem, adubação e nutrição” (ACP8131), ambas na pós-graduação; 2) Pesquisas científicas com atuação de alunos de graduação (PIBIC, Monografias) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado de dois programas, PPGAF e PPGCS, ambos do CCA).

Coordenação: Prof. Márcio Cleber de Medeiros Corrêa e Prof. William Natale

Localização: Bloco 836, Setor de Agricultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: mcleber@ufc.br, natale@ufc.br

Casa de Vegetação n° 6

Aulas práticas da disciplina AC0495 “Grandes Culturas 1” para alunos da Graduação.

Coordenação: Prof: Alek Sandro Dutra

Localização: Setor de Agricultura I, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: alekdutra@ufc.br

Casa de Vegetação nº 7

Cultivo e condução de pesquisas relativas a área de propagação vegetal com diversas culturas do tomo da horticultura.

Coordenação: Prof. Renato Inneco

Localização: Setor de Agricultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: innecco@ufc.br

Casa de Vegetação n° 8

1) Ensino relacionado às atividades de parte das aulas práticas de Melhoramento Vegetal (AC0479) na Graduação; 2) Pesquisas científicas com atuação de alunos de graduação (PIBIC, Monografias) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado do PPGAF). Obs.: Devido a situação crítica da CV8 até este ano, bancadas, parte das paredes e teto caindo, estas atividades não vem sendo realizadas faz algum tempo. Portanto, nesse período tem-se usado principalmente para guardar todo material de campo (vasos, fertilizantes químicos, bandejas, ferramentas agrícolas, carrinho de mão dentre outros) utilizado por nosso grupo de pesquisa. Além disso, esta casa de vegetação também tem sido compartilhada com os Prof. Patrik Pastori e Prof. Wagner Melo.

Coordenação: Profª Cândida Hermínia Campos de Magalhães Bertini

Localização: Bloco 836, Setor de Agricultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: candida@ufc.br

Casa de Vegetação da Micologia

Pesquisas com fungos fitopatogênicos Preparo de material para pesquisa, bem como, aulas práticas de Fitopatologia de disciplinas da graduação em Agronomia e da pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia; Espaço utilizado para a condução de experimentos de teste de patogenicidade de doenças em geral e de controle de doenças fúngicas e bacterianas in vivo, entre outras, de pesquisas conduzidas por estudantes de graduação e pós-graduação sob nossa orientação, e pós-doutoranda sob nossa supervisão.

Coordenação: Prof. Cristiano Souza Lima

Localização: Setor de Fitossanidade, Departamento da Fitotecnia, anexo ao Bloco 806, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9681; csl@ufc.br

Casa de Vegetação do Bioagri

Pesquisa com Fitovirus que afetam fabáceas, caricáceas e cucurbitáceas conduzidas por bolsistas e estudantes de graduação (BIA) e de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia. Avaliação de suscetibilidades de cultivares de feijão caupi a vírus. Espaço cedido a estudantes de outras instituições de ensino (UFRPE) para condução de pesquisas com outros fitopatógenos.

Coordenação: Profª Carmem Dolores Gonzaga Santos, Profª Cândida Hermínia Campos de Magalhães Bertini, Prof. Cristiano Souza Lima e Profa Rosilene Oliveira Mesquita

Localização: Anexo ao Bloco 806, Setor de Fitossanidade, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9683, carmelo.ufc@gmail.com, candida@ufc.br, csl@ufc.br, rosilenemesquita@ufc.br, camara.filho@hotmail.com

 

Setores

Borboletário

Pesquisas e Criação de Lepidoptera, bem como preparação e desenvolvimento de TCC e estágios de alunos de Agronomia e cursos afins em que a professora é Orientadora ou Co-orientadora. Preparação de insetos para compor o museu entomológico, estudo da biologia dos lepidópteros, recepção de alunos e professores dos diferentes níveis do ensino e do conhecimento, do ensino infantil à pós-graduação, bem como de professores e atores da comunidade em geral, cujos propósitos são a ecologia e a biologia das espécies, o estudo dos ecossistemas, a educação ambiental etc.

Coordenação: Profª Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: Horto Didático, Setor de Horticultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366-9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Horta Didática

Cultivo e pesquisa com plantas olerícolas, hortaliças e frutíferas, para uso em aulas práticas das disciplinas de Olericultura, Horticultura, Fruticultura, Melhoramento Vegetal, Silvicultura, Cultivo Protegido, Fitopatologia, Entomologia do Depto de Fitotecnia e de Agroecologia do Depto de Ciências do Solo.

Coordenação: Prof. Márcio Cleber de Medeiros Corrêa (coordenador); Prof. Lamartine Soares Cardoso de Oliveira (vice-coordenador)

Localização: Setor de Horticultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9661, mcleber@ufc.br, lamartine@ufc.br

Insetário

O Insetário é constituído por coleções entomológicas, fruto do trabalho desenvolvido pela Professora, Alunos da disciplina de Entomologia e Monitores, que além de compor o museu Entomológico, são ferramentas facilitadoras no ensino-aprendizagem e Pesquisas em Entomologia Agrícola, servindo, também, de base para o estudo, caracterização e identificação de insetos (pragas e benéficos) nos ecossistemas diversos, atendendo aos conteúdos de Morfologia, Biologia, Taxonomia etc., tão necessários à formação do Engenheiro Agrônomo em quaisquer dos níveis acadêmicos.

Coordenação: Profª. Niédja Goyanna Gomes Gonçalves

Localização: Bloco 806, 2° andar, Sala 213 do Setor de Fitossanidade. Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9684, niedja@ufc.br, niedjagoyanna@gmail.com

Orquidário

Cultivo e pesquisa com plantas ornamentais, suculentas, cactáceas, condimentos e diferentes tipos de substrato destinadas às aulas práticas da disciplina de graduação AC0508 Floricultura.

Coordenação: Prof. Roberto Jun Takane

Localização: Horta Didática, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9661, robertotakane@ufc.br

Setor de Sementes

O Setor de Sementes do Departamento de Fitotecnia/CCA dispõe da estrutura física de um laboratório de análise de sementes, dois galpões, onde funcionam ama unidade de beneficiamento de sementes (UBS), duas câmaras frias de conservação de sementes, sala de germinadores, depósito de materiais (almoxarifado), secador, casa de vegetação, totalizando uma área de mais de 1.000m 2. O laboratório de análise de sementes consta, atualmente, da lotação de dois professores, dois técnicos de nível superior, uma laboratorista e vários alunos de graduação e pós-graduação, além da utilização por alunos e professores de outros departamentos e instituições nas realizações de trabalhos de pesquisas com fisiologia e tecnologia de sementes de espécies cultivadas e nativas, produzindo semestralmente várias monografias (TCC), dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em uma das câmaras frias funciona o Banco de Germoplasma de Feijão Caupi (BAG), criado em 1963, pelo prof. José Braga Paiva constituindo uma coleção de germoplasmas formada a partir de coletas no estado do Ceará, introduções recebidas de outras instituições brasileiras e do exterior, principalmente, do International Institute of Tropical Agriculture (IITA), Ibadan-Nigéria, além de cultivares provenientes de seleção massal de hibridações programadas e seleção genealógica. Além disso, no Setor de Sementes, ainda funciona o Grupo de Pesquisa Tecnologia de Sementes, que tem por objetivo produzir pesquisas na área de tecnologia de sementes envolvendo a produção e controle de qualidade de sementes, com destaque para às de grandes culturas e nativas da região nordeste. É composto por pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação de da UFC, UFERSA, URCA e UNILAB.

Coordenação: Sebastião Medeiros Filho

Localização: Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9713, filho@ufc.br

Grupo de Extensão e Pesquisa

Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura

O grupo formado por alunos de graduação, que além de fomentar discussões sobre temas e demandas atuais da Silvicultura para o estado do Ceará, objetivar contribuir com o desenvolvimento do setor florestal no estado do Ceará, através do atendimento de demandas de produtores e empresas rurais e fortalecendo as atividades de pesquisa na área de Reflorestamento, Controle de Espécies Invasoras, Manejo Florestal, Manejo da Arborização Urbana, Tecnologia de Sementes e Produção de Mudas Florestais.

Coordenação: Prof. Lamartine Soares Cardoso de Oliveira

Localização: Bloco 805, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: lamartine@ufc.br

Arboreto

Arboreto de Espécies de Alta Produtividade

Primeiro Arboreto da UFC, uma coleção com as principais espécies florestais de alta produtividade cultivadas no Brasil, foi recentemente implementado, simulando dois diferentes espaçamentos e com cerca de 20 espécies, como o eucalipto, mogno, cedro, ipê, guanandi, teca, paricá, entre outras. O objetivo é que se torne uma sala de aula permanente favorecendo o aprendizado de alunos da disciplina de Silvicultura e de outros interessados, uma fonte de propágulos para produção de mudas e um ponto de visitação, para aqueles que desejam conhecer e apreender um pouco da silvicultura de alta produtividade.

Coordenação: Prof. Lamartine Soares Cardoso de Oliveira

Localização: Setor de Agricultura II, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: lamartine@ufc.br