O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemora o centenário da Escola de Agronomia do Ceará neste ano.
Fundada em 30 de março de 1918 e instalada em 1º de maio do mesmo ano, a Escola de Agronomia foi modelada nos sonhos e anseios de dedicados intelectuais e políticos daquela época que buscavam por soluções agronômicas para o desenvolvimento agropecuário do Estado do Ceará, ao mesmo tempo em que se percebia a necessidade de formar um quadro técnico e moderno para interferir de forma racional nos efeitos da seca, fenômeno que fragilizava a economia cearense.
Atualmente, somos 6 Cursos de Graduação, 10 Cursos de Mestrado e 8 Cursos de Doutorado. O mais novo curso de Doutorado, em Economia Rural, foi aprovado no ano comemorativo dos 100 anos de existência do curso de Agronomia. Os cursos de Graduação e Pós-Graduação do CCA estão fortemente comprometidos com a formação de recursos humanos e atividades de pesquisa de alta qualidade, balizados que são pelos resultados das avaliações externas realizadas pelo MEC e pela CAPES.
A cada ano, mais se fortalece o envolvimento do Centro de Ciências Agrárias com a missão da Universidade Federal do Ceará que, historicamente, tem explorado todas as vias possíveis de conexão com a sociedade, realçando uma inestimável contribuição às áreas de formação de profissionais especializados, à pesquisa, à inovação e à extensão.
Nos dias atuais, o Centro de Ciências Agrárias da UFC é aquela unidade acadêmica sonhada por seus fundadores: um núcleo dinâmico, sintonizado com o meio, e onde se transformam conhecimentos em produtos, processos e políticas públicas com alto valor agregado, não somente econômico, mas, fundamentalmente, de natureza social.
É, portanto, momento de agradecer pelo ano vivido, pelo trabalho realizado, pelas conquistas adquiridas e pelos profissionais formados e de desejar:
Que neste Natal a esperança se renove em nossos corações, nos fazendo encontrar a harmonia e a paz!
Que a luz do menino Jesus nos ilumine na esperança de um novo tempo de reconstrução e de luta!
Que continuemos cultivando e perseguindo os sonhos com coragem e determinação!
Que a luta por uma universidade pública se renove, se fortaleça e se estenda para todos os dias do ano novo!
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de (re)conquistas de uma sociedade mais fraterna e mais humana!
Profª. Sônia Maria Pinheiro de Oliveira
Diretora do Centro de Ciências Agrárias
Prof Alexandre Holanda Sampaio
Vice-Diretor do Centro de Ciências Agrárias