Português

Parceria entre UFC e a Empresa JUMIL é selecionada na segunda fase do edital Inova Agro

26 de setembro de 2013

O edital Inova Agro da Finep/BNDES versa sobre o aporte de um bilhão de reais para empresas brasileiras realizarem inovação tecnológica em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia e é composto por cinco etapas seletivas: Etapa de Manifestação de Interesse; Etapa de Seleção de Empresas Líderes; Etapa de Apresentação dos Planos de Negócio; Etapa de Seleção dos Planos de Negócio e Etapa de Estruturação de Plano de Suporte Conjunto (PSC).

Uma parceria foi realizada entre o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e a Empresa JUMIL para a produção de uma Colhedora Autopropelida de Hortículas. Nesta parceria a invenção do Prof. Dr. Daniel Albiero do Departamento de Engenharia Agrícola foi depositada no INPI pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC e com esta patente a JUMIL foi aprovada na Etapa de seleção de Empresas Líderes (JUMIL).

O valor do projeto foi orçado em R$ 15 milhões e se o projeto for aprovado na quinta fase, será financiado a juros com valor abaixo do mercado e com recursos a fundo perdido.

No projeto enviado o CCA fornecerá a patente licenciada pela CIT além de apoio científico-tecnológico para o desenvolvimento da máquina e a JUMIL arcará com o desenvolvimento e construção de protótipos e posterior engenharia de produção para disponibilizar ao mercado o invento da UFC.

Edital Inova Agro: http://www.finep.gov.br/pagina.asp?pag=programas_inovaagro
Resultado da Seleção de Empresas Líderes: http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?noticia=confira-resultado-preliminar-do-inova-agro.

Fonte: Prof. Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola
Contato: (85) 3366.9763