Plantio de mudas no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra alusivo aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará

Data de publicação: 22 de maio de 2024. Categoria: Datas comemorativas, Eventos

Em homenagem aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU), coordenado pelo Professor Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra, do Departamento de Fitotecnia, e a Direção do Centro de Ciências Agrárias realizaram o plantio de 70 mudas no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra.

Esta ação ambiental ocorreu nos dias 17 e 18 de abril e 17 de maio de 2024. Antes do plantio, procedeu-se à limpeza dos espaços livres destinados a ação ambiental. Em seguida efetuaram-se a abertura dos berços, adubação organomineral, deposição de hidrogel, confecção das bacias, retirada da muda do recipiente, inserção da muda com o torrão no local de plantio, tutoramento e colocação de cobertura morta em torno da muda plantada.

No mês de abril do corrente ano, nas datas mencionadas, foram plantadas 40 mudas nos espaços livres do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e adjacências. Na tabela abaixo constam a identificação botânica das mudas, os locais onde elas foram plantadas, com as respectivas quantidades e procedências.

Em 18 de maio de 2024, ocorreu um plantio solene no qual a comunidade universitária e representantes da sociedade realizaram a arborização dos espaços livres existentes na Fábrica de Ração do CCA e dos blocos 721, 725 e 728 do Centro de Tecnologia (CT).

Nesta ação ambiental foram introduzidas espécies que ainda não existiam no Campus do Pici como sabonete, monzê, exemplares da coleção de Copernicia da ARIE Fazenda Raposa (Copernicia hospita e Copernicia macroglossa) e aumento do número de indivíduos de ipê branco e mulungu, bem como a reposição das falhas existentes no canteiro central da parede do Açude Santo Anastácio (ASA) através do plantio da palmeira Sabal maritima.

Este plantio é uma forma de compensar as árvores que colapsaram em decorrência das chuvas intensas e dos fortes ventos que ocorreram nesta quadra invernosa no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra. As árvores melhoram o conforto térmico, removem os poluentes do ar, diminuem os ruídos externos, reduzem o escoamento superficial das águas das chuvas, são importantes na prestação de serviços recreacionais e embelezam os espaços urbanos.

Veja abaixo a tabela contendo a relação das 70 mudas plantadas no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra em homenagem aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará com as respectivas identificações populares, científicas, famílias botânicas, quantidades de mudas por local de plantio, data do plantio e procedência das mudas.

Para ver fotografias do evento, clique aqui.

Fonte: Professor Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra, do Departamento de Fitotecnia.