PPG em Agronomia/Fitotecnia: 50 anos fazendo história e ciência

Data de publicação: 3 de julho de 2023. Categoria: Datas comemorativas, Eventos, Palestra

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGAF) completa, em 2023, 50 anos de sua fundação. A comemoração do Jubileu de Ouro ocorreu por meio do evento Fórum do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia 50 Anos: meio século de excelência em ensino e pesquisa, realizado nos dias 29 e 30 de junho.

Conforme a programação do evento, houve apresentação de palestras por egressos do programa e homenagens aos egressos Jadilson Rubens de Castro (in memoriam, autor da primeira Dissertação de Mestrado) e Káthia Maria Barbosa e Silva (autora da primeira Tese de Doutorado), ao servidor técnico-administrativo da universidade e Engenheiro Agrônomo Francisco Vieira Costa Neto e aos professores Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra e Marcos Vinícius Assunção.

Histórico

O Curso de Mestrado em Agronomia foi criado em 03 de janeiro de 1973 pelo Departamento de Fitotecnia e instalado em março do mesmo ano, em conformidade com a Resolução n° 268 do Conselho Universitário da UFC.

Já no ano seguinte, em 23 de abril de 1974, o Departamento de Fitotecnia foi indicado pela Comissão de Pós-graduação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como centro de excelência para conduzir pesquisas na área de Fitotecnia em nível de Mestrado, recebendo financiamento para a realização dos vários projetos de pesquisa.

Em 1994, foi aprovada a proposta de criação do curso de Doutorado em Agronomia, área de concentração Fitotecnia, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSUNI).

Coordenaram o programa os seguintes professores: Diógenes Cabral do Vale, Clairton Martins do Carmo, José Albérsio Araújo Lima, Fanuel Pereira da Silva, Francisco Célio Guedes Almeida, Fernando João Montenegro Sales, Francisco Ivaldo Oliveira Melo, Francisco Valter Vieira, Francisco Ivaldo Oliveira Melo, Francisco José Alves Fernandes Távora, Ervino Bleicher, Fanuel Pereira da Silva, Márcio Cleber de Medeiros de Correia, Renato Innecco, José Wagner da Silva Melo e, atualmente, Rosilene Oliveira Mesquita.

Egressos e avaliação

542 Mestres e 161 Doutores foram diplomados em Agronomia, na área de concentração Fitotecnia. 22 estudantes estão matriculados no Mestrado e 28 no Doutorado.

O programa obteve nota 5 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Orgulho

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia chega ao seu Jubileu de Ouro como um programa consolidado, relevante e de excelência em ensino e pesquisa. Um programa que fez e continua fazendo história e ciência.

Olhamos para o passado com gratidão e orgulho pelo trabalho feito pelos professores, estudantes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e bolsistas e vislumbramos um futuro no qual o programa terá ainda mais destaque na formação de profissionais e na produção científica nacional e internacional.

O Jubileu de Ouro do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia é motivo de orgulho para o Centro de Ciências Agrárias!