Professor Breno Magalhães Freitas é listado entre os 107 cientistas brasileiros mais influentes em decisões globais
Data da publicação: 10 de novembro de 2025 Categoria: Destaque, Internacionalização, NotíciasO Professor Breno Magalhães Freitas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC, foi incluído no relatório Bori-Overton que identificou os 107 pesquisadores brasileiros cujas pesquisas mais influenciam decisões e políticas públicas no mundo. O levantamento identificou pesquisadores brasileiros mencionados em documentos estratégicos, relatórios técnicos e pareceres usados por governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil, cada um com pelo menos 150 citações.
A produção desses pesquisadores embasou mais de 33.500 documentos de políticas públicas publicados desde 2019, demonstrando o impacto concreto da ciência brasileira em decisões que afetam a sociedade em escala global.
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Zootecnia pela UFC, com PhD pela University of Wales, Grã-Bretanha, o Professor Breno Magalhães Freitas é referência internacional em estudos sobre abelhas e sua aplicação na polinização agrícola. Suas pesquisas têm demonstrado que o uso de diversas espécies de abelhas como bioinsumos agrícolas aumenta a produtividade, tornando os cultivos mais rentáveis e sustentáveis.
O trabalho desenvolvido pelo professor mostra que essa abordagem permite produzir mais na mesma área, dispensando a necessidade de desmatamento de novas áreas para aumentar a produção. Além disso, o uso de abelhas contribui para a redução do uso de defensivos agrícolas, promovendo uma agricultura mais sustentável.
A pesquisa do professor Breno abrange os requerimentos de polinização de vários cultivos brasileiros, a eficiência de diferentes espécies de abelhas na polinização, técnicas de criação dessas abelhas e seu manejo para aplicação na agricultura. Devido à relevância de seus estudos, foi indicado pelo governo brasileiro como um dos representantes do país na “Avaliação Temática sobre Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos”, da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas em Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas.
O professor também atuou como consultor da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em diversas ocasiões e participa de importantes organismos internacionais: é membro do Conselho Científico da Associação Brasileira dos Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), do conselho da ICPPR (International Commission for Plant-Pollinator Relationships) e da comissão de polinização e Flora Apícola da APIMONDIA (International Federation of Beekeepers Association).
O reconhecimento confirma que suas pesquisas e ideias influenciam políticas públicas mundiais voltadas para a agricultura sustentável, a conservação de polinizadores e a segurança alimentar.
O Centro de Ciências Agrárias parabeniza o Professor Breno Magalhães Freitas por sua carreira brilhante, pelo seu legado no CCA e por sua contínua contribuição para a ciência e para as políticas públicas globais.
Leia mais sobre o assunto nos seguintes links:
https://abori.com.br/politicas-publicas/bori-overton-pesquisadores-politicas-publicas
https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2025/11/06/relatorio-lista-os-107-cientistas-brasileiros-que-mais-influenciam-decisoes-no-mundo-veja-quem-sao.ghtml
