Revista Ciência Agronômica é destaque no SJR

Data de publicação: 27 de setembro de 2019. Categoria: Notícias

Em relatório referente a 2018 divulgado pelo SCImago Journal & Country Rank – SJR, a Revista Ciência Agronômica-RCA, publicação do Centro de Ciências Agrárias-CCA da Universidade Federal do Ceará-UFC obteve o segundo lugar no rank das revistas brasileiras de acesso aberto, na plataforma SciELO e no Web of Science. Com SJR de 0.525 Q2, a RCA ficou atrás apenas da Scientia Agricola, publicação da Universidade de São Paulo-USP, cujo SJR divulgado foi de 0.577 Q2.

O SCImago Journal Rank (SJR) é um indicador bibliométrico que mede a influência de um determinado periódico pela média do número de citações recebidas nos últimos 3 anos que antecedem ao ano analisado e que são ponderadas dependendo da área do conhecimento e do prestígio do periódico. Este indicador mostra a visibilidade das revistas contidas na base de dados Scopus desde 1996 e é dedicado à análise, representação e recuperação de informações por meio de técnicas de visualização, desenvolvidas a partir de um algoritmo semelhante ao PageRank, utilizado pela Google, que consiste na ordenação de páginas da web conforme a quantidade e a qualidade dos links que acessam essa página. Ou seja, o SJR disponibiliza uma lista ordenada de revistas científicas conforme as citações recebidas.

A diferença para o Journal Citation Report (JCR) é que o SJR leva em consideração para atribuição da métrica, fatores como: origem da citação e o comportamento de citação de cada área do conhecimento.

Fundada em 1971, a Revista Ciência Agronômica tem periodicidade trimestral e, desde 2018, publica artigos somente em inglês. A revista recebe trabalhos de profissionais de nível superior, professores, pesquisadores e estudantes ligados às áreas de Ciências Agrárias, Ciências de Alimentos e Zootecnia/Recursos Pesqueiros. Detalhes sobre normas de submissão de trabalhos, política editorial e edições anteriores podem ser consultados no site do periódico (www.ccarevista.ufc.br).

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias da UFC – e-mail: coexcca@ufc.br