Defesas de dissertações no Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo

Data de publicação: 1 de agosto de 2016. Categoria: Notícias

Três alunos do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFC defenderam suas dissertações na última semana, nas dependências do Centro de Ciências Agrárias.

Na quinta-feira (28), o estudante Dimitri Matos Silva defendeu o trabalho “Relação dos compostos de baixa cristalinidade com o caráter coeso em solos do estado do Ceará”, orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Espíndola Romero (UFC). Compondo a banca, além do Prof. Romero, estiveram os professores Dr. Jaedson Claudio Anunciato Mota (UFC) e Tiago Osório Ferreira (ESALQ/USP). A defesa aconteceu na sala de videoconferência da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Na sexta (29), foi a vez de Francisco Ítalo Fernandes de Oliveira defender sua dissertação, no Departamento de Engenharia Agrícola. Orientado pelo Prof. Dr. Claudivan Feitosa de Lacerda (UFC), o trabalho “Influência do modo de irrigação na tolerância de plantas ornamentais à salinidade de água” teve a banca de defesa composta pelos professores Dr. José Adeilson Medeiros do Nascimento (IFCE/Campus Tianguá) e Dra. Antonia Leila Rocha Neves (Bolsista PNPD-CAPES/INCTSal), além do Dr. Claudivan Feitosa.

A segunda defesa do dia aconteceu no Bloco Didático de Apoio à Pós-Graduação do CCA. A aluna Ana Carolina Oliveira Fernandes apresentou a dissertação “Hidrogel e retenção de água em dois solos cultivados com feijão-caupi e girassol”, orientada pelo Prof. Dr. Francisco Marcus Lima Bezerra (UFC). Além do orientador, a banca examinadora contou com a presença dos professores Dr. Jaedson Claudio Anunciato Mota (UFC) e Dr. Cley Anderson Silva de Freitas (IFCE-Reitoria)