103 anos do CCA: tradição e modernidade

Data de publicação: 30 de março de 2021. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) completa hoje 103 anos de criação. Fundado em 1918 como Escola de Agronomia do Ceará, posteriormente foi um dos pilares para a constituição da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1954.

Desde então, o CCA tem ocupado um lugar de destaque no desenvolvimento regional, por meio da formação de profissionais, do desenvolvimento científico e da geração de conhecimentos e tecnologias fundamentadas na nossa realidade socioambiental.

O CCA também tem se destacado por sua participação em convênios, contratos e parcerias com instituições públicas, privadas e não-governamentais, além de outras universidades localizadas no Brasil e no exterior, tendo como objetivo servir à comunidade do Estado do Ceará e, neste processo, possibilitar o seu crescimento institucional.

Se somarmos a tudo isso as atividades de qualidade que o CCA tem realizado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, podemos perceber o motivo de a nossa unidade acadêmica ter se tornado referência em Ciências Agrárias não só em âmbito estadual, mas também regional e nacional.

Diante deste panorama, podemos dizer com segurança: o Centro de Ciências Agrárias é tradição.

Entretanto, esta palavra não é a única capaz de caracterizar o que é o Centro de Ciências Agrárias. Idealizado e fundado por visionários, o CCA mantém esta qualidade ao imaginar o futuro e caminhar tenazmente rumo a ele.

Neste âmbito, destacamos o movimento de internacionalização da nossa unidade, uma oportunidade para conhecer o que de melhor vem sendo produzido em termos de conhecimento e tecnologia nas nossas várias áreas de atuação e, ao mesmo tempo, de oferecer o que produzimos com excelência aos nossos parceiros internacionais.

Evidenciamos também a pesquisa e a inovação, intimamente relacionadas. O CCA destacou-se por ser a primeira unidade acadêmica da UFC a registrar uma patente, tendo obtido premiação internacional nesta ocasião.

A inovação no CCA está apenas começando: temos vários projetos em andamento, entre eles os que estão ligados à instalação da Usina Solar Fotovoltaica na Fazenda Experimental Vale do Curu, localizada em Pentecoste-CE e pertencente ao Centro de Ciências Agrárias.

Desenhamos um amplo panorama da atuação do CCA na história. Como unidade tradicional e inovadora, o Centro de Ciências Agrárias é como uma árvore cujas conquistas anteriores são a raiz que nutre o desenvolvimento de uma vasta e bela folhagem do amanhã.

Por tudo isso, agradecemos a todos que contribuíram e a todos que contribuem para que o Centro de Ciências Agrárias tenha chegado aos 103 anos com ótimas perspectivas futuras: servidores docentes e técnico-administrativos e alunos. Somos e seremos sempre gratos pela dedicação, pela superação de adversidades e pelas suas conquistas, que também são nossas.