104 anos da Escola de Agronomia do Ceará: uma produtora de patentes na UFC

Data de publicação: 30 de março de 2022. Categoria: Notícias

Neste dia 30 de março de 2022, a Escola de Agronomia do Ceará, instituição precursora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), completa 104 anos de fundação, tendo se consolidado como uma das maiores produtoras de patentes da UFC.

De 27 cartas-patentes da nossa Universidade, 15 foram criadas no Centro de Ciências Agrárias, 55% do total. Sendo que 11 patentes foram depositadas a partir de 2016 e as respectivas cartas-patentes foram expedidas em 2021 e 2022 – demonstração clara de como o CCA tem concentrado esforços, por meio de seus professores pesquisadores, para buscar soluções inovadoras nos últimos anos.

Além da inovação, o Centro de Ciências Agrárias continua com destaques na formação de profissionais graduados em seis Cursos de Graduação (Agronomia, Economia Ecológica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Gestão de Políticas Públicas e Zootecnia), na formação de mestres e doutores oriundos de 10 programas de pós-graduação (Avaliação de Políticas Públicas – Acadêmico e Profissional -, Biotecnologia de Recursos Naturais, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia Rural, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Fitotecnia, Ciência do Solo e Zootecnia), na oferta de educação infantil pela Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, na extensão universitária, no empreendedorismo, na internacionalização e na realização de eventos, como o Fórum das Agrárias, por meio de canal no YouTube que conta com mais de 21.000 visualizações, 1490 inscritos e 57 vídeos publicados.

Pautado em tradição e inovação, o Centro de Ciências Agrárias constrói as bases de um futuro promissor e festeja os 104 anos de existência da antiga Escola de Agronomia com todos que fizeram e fazem parte desta história.