40 anos da Criação do Mestrado em Irrigação e Drenagem

Data de publicação: 11 de março de 2015. Categoria: Notícias

Em Janeiro deste ano, mais especificamente do domingo, 03, o Mestrado em Irrigação e Drenagem da UFC completou 40 anos de sua criação.

Um dos principais eventos que originaram o programa ocorreu no começo dos anos 60, quando Antônio Martins Filho, fundador e primeiro reitor da UFC, formalizou o convênio entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade do Arizona (EUA). Com isso, foi firmado um acordo para a execução de um programa nas áreas das Ciências Agrárias, através da Escola de Agronomia e dos institutos de Zootecnia e Tecnologia Rural da UFC.

Assim, em Janeiro de 1965, o primeiro grupo de professores partiu ao Arizona para cursar pós-graduação, e em 1967, um segundo grupo de professores partiu para Tucson. Dessa forma, iniciou-se um treinamento que levou 10 anos (1964 a 1974) e teve como resultado o treinamento de 160 docentes da UFC.

Além disso, por conta da parceria com a Universidade do Arizona, o acervo bibliográfico e tecnológico da Escola de Agronomia teve um grande avanço, além da possibilidade de trazer e implementar programas de extensão e pesquisa.

Com o tempo, o quadro de professores do departamento adquiriu uma melhor qualificação e titulação formal, acarretando no surgimento natural da ideia de um Mestrado em Engenharia Agrícola.

No dia 12 de novembro de 1974, houve a primeira proposta para o Curso de Mestrado, decidida em reunião pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Edafologia (nome decidifo após a adesão do grupo de solos)

Como resultado, o Mestrado em Irrigação e Drenagem foi criado no início de 1975, tendo sua primeira aula no dia 15 de março de 1976, com 6 alunos selecionados.

Hoje em dia, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC possui, além do mestrado, o doutorado, sendo ambos avaliados com nota 5 pela CAPES.

"Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola é nota 5 na CAPES

Na última avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola recebeu nota 5, avaliação referente ao triênio de 2010 a 2012. Essa é a maior nota entre os Programas do CCA da UFC com mestrado e doutorado e a segunda maior nota nacional dentro da área de Engenharia Agrícola, sendo o Programa da Universidade de Viçosa o de melhor avaliação com nota 6."

Fonte: Informativo do Centro de Ciências Agrárias, ano XV, nº 94 – Julho a Setembro de 2006
           Informativo do Centro de Ciências Agrárias, ano XXIII, nº 117 – Janeiro a Abril de 2014