50 anos de criação do Departamento de Economia Agrícola

Data de publicação: 7 de maio de 2015. Categoria: Notícias

No dia 7 de maio de 1965 houve a criação do Departamento de Economia Agrícola (DEA). O fato ocorreu após a decisão da Congregação da Escola de Agronomia, que criou uma nova estrutura organizacional formada por seis departamentos, sendo um deles o de Economia Agrícola.

Porém a efetiva instalação do Departamento de Economia Agrícola ocorreu no dia 31 de janeiro de 1966, na sessão inaugural do Conselho Departamental, órgão que substituiu a Congregação.

A primeira reunião de colegiado do DEA ocorreu dois meses depois, em 31 de março de 1966. A chefia do Departamento coube ao professor Mário Rocha, que sucedeu o professor Humberto de Andrade, pioneiro da fundação da Escola.

O curso de Mestrado em Economia Rural (MAER) foi criado em 1971 e teve como origem um curso de especialização de mesmo nome, iniciado em 1970. O curso contou desde o começo com importantes parceiros, com destaque para o Banco do Nordeste e a Fundação Ford, que viabilizaram a participação de vários professores de outros centros de pós-graduação do Brasil e do exterior e foram responsáveis, nos primeiros anos, pelo suporte financeiro às atividades didáticas e acadêmicas do curso e pelo pagamento de bolsas a estudantes.

De 1971 até o início do segundo semestre de 2008, o curso de Mestrado em Economia Rural recebeu 438 estudantes, dos quais 264 receberam o título de mestre.

Até o semestre de 2008.1 foram defendidas 272 dissertações que deram origem a 3 capítulos de livros, 40 artigos em periódicos e 49 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos diversos.

Para celebrar o quinquagenário de criação do Departamento de Economia Agrícola, e todos os seus frutos e extensões, serão realizados eventos no segundo semestre deste ano.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias