Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

79 anos da estadualização da Escola de Agronomia do Ceará

Data da publicação: 6 de junho de 2014 Categoria: Notícias
Em 7 de maio de 1935 a Escola de Agronomia do Ceará tornou-se instituição estadual por meio do decreto de número 1.550. Desta maneira, deixou de ser mantida por sua Sociedade Mantenedora.

No preâmbulo do decreto são apontados os principais motivos que levaram à decisão de transferir a responsabilidade da Escola ao governo estadual, entre eles os mais relevantes foram: o reconhecimento da Escola como utilidade pública pelas prestações de serviço ao estado do Ceará e ao país, o importante papel da agricultura na economia do Ceará, o reconhecimento do dever do Estado de garantir educação ao povo.

Outro fator decisivo foi a fundação da Escola Nacional de Agronomia, fundada um ano antes, em 1934 e a adoção do seu currículo na Escola cearense, aumentando os custos da instituição, sendo mais viável que o governo estadual à administrasse. Ainda assim a Escola passou por uma crise no ano de 1937, pois a Constituição implantada naquele ano proibia a acumulação de cargos públicos. Como a maior parte dos professores tinha outros cargos de melhor remuneração, deixaram a carreira docente.

A questão foi resolvida contratando novos professores, que ficaram responsáveis por disciplinas agrupadas em departamentos, uma sugestão do professor Renato Braga, diretor da escola naquele momento. Abaixo o nome dos professores que compunham o corpo docente.
Francisco Aluísio Pinheiro; Davi Felinto Cavalcanti; Ésio Pinheiro; Agenor Maia Ferreira; José Dario Soares; Prisco Bezerra; José Hugo Bastos de Oliveira; Vicente Lopes Gondim; Américo Gomes da Silva; Renato de Almeida Braga; Walter de Sá Cavalcante.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 3366.9735

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo