8 de março: um dia para refletir

Data de publicação: 8 de março de 2021. Categoria: Notícias

O Centro de Ciências Agrárias parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

8 de março é uma data para se comemorar, mas também um momento para refletir sobre a presença feminina no mundo de hoje, ainda assimétrico em questões de gênero. As múltiplas barreiras que as mulheres encontram nas mais diversas atividades que realizam são resquícios de um passado de repressão ao feminino como forma de dominação masculina, justificada em termos de uma ideologia que não cabe mais no nosso tempo.

Um caminho possível para se refletir sobre o feminino no mundo de hoje começa com a palavra Respeito, do latim respectus, olhar outra vez. De fato, partindo de um novo olhar, que valorize e reconheça a importância do feminino em todos os setores, nossa sociedade terá condições de remover obstáculos injustificáveis nos mais diversos caminhos percorridos pelas mulheres e com isso tirará as travas que dificultam a ascensão feminina.

Uma ascensão que se mostra ao nosso redor, por onde quer que olhemos: é difícil dizer onde as mulheres abrem passagem, porque isso se dá em todos os setores e por isso tem um enorme potencial transformador da nossa sociedade e da nossa cultura.

A pluralidade de manifestações da força feminina também se manifesta no Centro de Ciências Agrárias: podemos pensar nas Engenheiras Agrônomas, Economistas Ecológicas, Engenheiras de Alimentos, Engenheiras de Pesca, Gestoras de Políticas Públicas e Zootecnistas que se formaram em nossos cursos, assim como nas que estão em processo de formação, nas Mestras, Doutoras, mestrandas e doutorandas em Avaliação de Políticas Públicas (Acadêmico e Profissional), Biotecnologia de Recursos Naturais, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência do Solo, Economia Rural, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Fitotecnia e Zootecnia, nas servidoras docentes de educação infantil e nas de ensino superior, que exercem o duplo papel de pesquisadoras e educadoras, naquelas que ainda acumulam funções de chefia, como Coordenadoras de curso, Chefes de Departamento, Diretora de Unidade de ensino infantil, Coordenadora de Programas Acadêmicos e Diretora de Centro, nas servidoras técnico-administrativas, que laboram com competência nos mais diversos cargos e setores da nossa unidade, como secretarias, núcleos, laboratórios e fazendas experimentais, e nas funcionárias terceirizadas, que prestam suas valorosas contribuições para o funcionamento da Universidade.

A todas elas manifestamos a nossa admiração e o nosso respeito, assim como a todas as mulheres de outros setores da nossa Universidade e dos vários ambientes sociais externos à nossa instituição.

E, claro, homenageamos todas as mulheres que contribuíram, assim como todas que contribuem hoje, para que o Centro de Ciências Agrárias tenha alcançado a importância que tem. A nossa unidade acadêmica estaria longe de ser o que é se não fosse pela participação de todas vocês.

Direção do Centro de Ciências Agrárias