95 anos da Escola de Agronomia: destaque na solenidade de Colação de Grau

Data de publicação: 9 de agosto de 2013. Categoria: Notícias

Foi realizada na noite de sexta, 8, a colação de grau de 117 concludentes do Centro de Ciências Agrárias, sendo 42 da Agronomia, 23 da Economia Doméstica, 26 da Engenharia de Alimentos, nove da Engenharia de Pesca e 17 da Zootecnia, juntamente com outros 387 concludentes dos cursos do Centro de Ciências e do Centro de Tecnologia, em solenidade presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, na Concha Acústica da Reitoria.

Em homenagem aos 95 anos de criação da Escola de Agronomia, foi designado como orador do corpo docente o Prof. Francisco Casimiro Filho, Coordenador do Curso de Agronomia, que proferiu discurso exaltando a relevância da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico, sem esquecer, porém, a “importância crucial à educação como fator de transformação da realidade brasileira”, parafraseando o professor Florestan Fernandes.

Ao mesmo tempo, rendeu homenagem ao concludente José de Paula Firmiano de Sousa, “que tanto nos ensinou durante estes anos na UFC. Agricultor, pai de oito filhos, que aos 37 anos concluiu o ensino fundamental e aos 43 anos ingressou na UFC, através do vestibular para o curso de Agronomia, com o apoio do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). Ressalto que ao longo de sua graduação esse agricultor e universitário trabalhou com afinco para que muitos de sua região também tivessem a oportunidade de entrar na Universidade”.

Leia o discurso na íntegra clicando aqui.