Ações do Departamento de Fitotecnia Fortalecem Resgate e Validação da Semente Crioula

21 de março de 2019

Em reunião ocorrida no dia 21 de fevereiro na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) foram discutidas as bases sobre as quais se desenvolverá o “Projeto de Resgate e Validação do Uso de Variedades Crioulas”. Estiveram presentes ao encontro representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA).

A professora Cândida Bertini do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias coordena o projeto que já desenvolve atividades em parceria com a FETRAECE e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de: Choró, Quixadá, Quixeramobim, Potiretama, Monsenhor Tabosa e Tauá. A FETRAECE, por sua vez, dada a relevância da questão, discutiu-a em três seminários, dois no interior e um na capital.

No transcorrer da reunião, a coordenadora do referido projeto informou que os trabalhos desenvolvidos até o momento forneceram resultados para a indicação de sete variedades crioulas que podem a partir desse ano serem registradas como Sementes Crioulas, devendo esse registro ser realizado de acordo com a Legislação vigente. Ainda segundo a professora, “ Esse é um trabalho científico de grande relevância para a Academia e para a Agrobiodiversidade”. Finalizando sua participação, a docente informou que o projeto precisa do imprescindível apoio da SDA para que outras variedades crioulas possam vir a ser caracterizadas e, posteriormente registradas como crioulas. Dada a magnitude da ação, com repercussão importante na agricultura familiar, o secretário Francisco de Assis Diniz da SDA comprometeu-se com a continuidade do projeto.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732