Acontece primeira Defesa de Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia d

Data de publicação: 3 de janeiro de 2013. Categoria: Notícias

Às 9 e 30 da manhã de hoje, 3, aconteceu a primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará.  O evento contou com a presença do Reitor Jesualdo Farias e da vice-diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Gil Aquino.

A doutoranda Virlane Kelly Lima da Silva, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi orientada pelo professor Raimundo Wilane de Figueiredo durante a produção do trabalho intitulado "Estabilidade da polpa de caju com conservantes, pasteurizada e concentrada". A defesa aconteceu na sala de aula da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC (Bloco 858 – Campus do Pici).

Foi estudada, na tese, a estabilidade da polpa de caju com conservantes, pasteurizada e concentrada, congelada durante 12 meses. Foram observadas as determinações químicas, físico-químicas e microbiológicas.  Como resultado, foi verificada a viabilidade do congelamento uma vez que não ocorrem perdas significativas na qualidade do produto. Foi estudada, também, a elaboração de néctar de caju e suco tropical adoçado de caju.

A banca avaliadora foi formada pelos professores Raimundo Wilane de Figueiredo (UFC), Paulo Henrique Machado de Sousa (UFC), Geraldo Arraes Maia (UFC), Isabella Montenegro Brasil (UFC), Maria Mozarina Bezerra Almeida (UFC), Maria do Socorro Moura Rufino (Unilab) e Afonso Mota Ramos (UFV).

O curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos teve início em 2009, com nível 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, o Programa possui três linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Microbiana e Enzimática; e Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Fonte: Site da Universidade Federal do Ceará: http://www.ufc.br