Agência UFC: Açudes no Ceará perdem 2,4 bilhões de litros de água por dia, estima pesquisa

Data de publicação: 17 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

Um trabalho do Grupo de Pesquisa Hidrossedimentológica do Semiárido (Hidrosed), da Universidade Federal do Ceará, destrinchou os impactos da evaporação nos açudes no Ceará a partir de imagens coletadas por satélite desde 1985. O trabalho estimou as perdas desses reservatórios para a atmosfera em cerca de 2,4 bilhões de litros por dia, o que é suficiente para garantir o abastecimento a 12 milhões de habitantes.

O estudo analisou a situação de oito açudes cearenses em diferentes regiões do estado e traçou a estimativa de perdas por evaporação de cada um deles. A partir daí, fez uma extrapolação estatística para chegar ao resultado estadual.

O artigo conseguiu identificar que as perdas nas bordas de açudes com vegetação preservada são até 30% menores do que em áreas degradadas. Também descobriu que, de modo geral, a evaporação é mais intensa nas margens e áreas próximas às barragens; e mais suave nas áreas mais profundas do açude (geralmente, o centro), o que pode ajudar na consolidação de políticas que procurem reduzir os impactos da evaporação.

O artigo “Evaporation in brazilian dryland reservoirs: spatial variability and impact of riparian vegetation” (“Evaporação em reservatórios em regiões secas no Brasil: variabilidade espacial e impacto da vegetação ripária”) foi publicado recentemente na revista científica Science of Total Environment. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A reportagem completa pode ser lida na Agência UFCAgência UFC, plataforma de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Carlos Alexandre Gomes Costa – e-mail: alexandre.dena@ufc.br