Agronomia: Processo de avaliação do MEC 2017

Data de publicação: 6 de abril de 2017. Categoria: Notícias

Prezados Professores que lecionam disciplinas no curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Ceará, ao tempo de cumprimentá-los cordialmente, venho por meio deste agradecer a imensa ajuda e participação que alguns dos senhores e senhoras deram antes e durante o processo de Renovação de Reconhecimento e Avaliação do Curso de Graduação em Agronomia (acesse o relatório) alguns dias atrás.

O processo em si transcorreu tranquilamente. Os avaliadores foram justos e reconheceram que nosso curso deveria ser mais valorizado. Nosso conceito era 3, conquistamos agora um conceito 4. Estivemos muito próximos de alcançar um conceito 5, já que nossa média foi de 4,43 pontos, ou seja, a apenas 0,07 pontos de uma média que nos levaria ao conceito máximo.

Poderíamos ter recorrido da decisão em algumas notas, no entanto, sabiamente os integrantes do Colegiado do curso, juntamente com os integrantes do Núcleo Docente Estruturante, em reunião ocorrida no dia 04 de abril de 2017, decidiram por manter o conceito dado pelos avaliadores. Digo sabiamente, pois todos nós sabemos e reconhecemos que o nosso curso possui algumas fragilidades que precisam ser sanadas antes de alcançarmos o conceito máximo.

Quem tiver interesse pode acessar, no anexo, o relatório e ver os pontos que precisamos melhorar para alcançarmos o conceito que sonhamos. Neste relatório os senhores e senhoras verão que este sonho não está tão longe de ser alcançado.

Nas próximas semanas iremos marcar um dia, no horário de almoço, para apresentar aos alunos os resultados obtidos.

Gostaria que soubessem que a coordenação do curso já começou a se mobilizar para que no curto, médio e longo prazo (antes da próxima visita do MEC), já tenhamos supridas as necessidades apontadas no relatório. No entanto, saliento que a força deste curso não está na sua coordenação ou em apenas um dos grupos que o compõem, mas em todo o coletivo que, felizmente, pudemos presenciar durante a visita do MEC.

Nas próximas semanas iniciaremos o nosso processo de discussão dos problemas que vivenciamos dentro do curso para podermos enfrentar os próximos desafios que irão surgir e definirmos juntos a respeito do curso que queremos.

Muito obrigado a todos!

A Diretora do CCA Profa. Sônia, ao Vice-diretor Prof. Alexandre, ao Irlano, a Regina, ao Sr. Soares e aos chefes e subchefes de Departamento Professores Alek e Júlio (Fitotecnia), Fernando (Ciências do Solo), Jair (Economia Agrícola), Renato e Leonardo (DENA), Socorro (Zootecnia), agradeço o empenho e ajuda para que tudo pudesse acontecer na mais perfeita paz e ordem.

Aos técnicos que fazem parte do curso, bem como aos funcionários terceirizados alocados em nossos departamentos e áreas, também gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos por todo apoio e organização.

Agradecimentos especiais por todo empenho e dedicação (antes, durante e após o processo de reconhecimento) a Profa. Cândida e aos técnicos administrativos Fabiana e Moisés. Muito obrigado pela ajuda de vocês. Ela foi decisiva para alcançarmos este novo conceito.

Abraço a todos e que possamos tornar o trabalho coletivo desenvolvido naqueles dias de avaliação uma nova forma de enxergarmos nosso curso e nos enxergarmos dentro dele!

Prof. Marcelo de A. Guimarães
Coordenador do Curso de Graduação em Agronomia