Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Aluna do CCA elabora projeto de lei sobre sustentabilidade em simulação nacional na Câmara dos Deputados

Data da publicação: 14 de abril de 2026 Categoria: Notícias

A estudante Emely Bianca dos Santos Barbosa, do curso de Economia Ecológica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhou destaque ao participar da Simulação do Processo Legislativo (Polis). O programa é uma imersão acadêmica que recria, na prática, o funcionamento da Câmara dos Deputados, permitindo aos participantes vivenciar a elaboração, o debate e a votação de proposições legislativas.

Durante as atividades, a aluna do CCA demonstrou grande capacidade de articulação política e amplo domínio técnico ao apresentar o Projeto de Lei nº 18/2026. O texto propõe a criação da Política Nacional de Incentivo à Economia Ecológica.

Ciência do CCA no debate de Políticas Públicas

O projeto formulado por Emely transporta os conceitos científicos aprendidos nas salas de aula da UFC direto para a formulação de políticas públicas. A iniciativa sugere diretrizes para reorganizar o desenvolvimento econômico do país de forma que respeite os limites ecológicos do planeta.

Entre os pontos de destaque da proposta, estão:

  • A internalização de custos socioambientais;
  • O forte estímulo a padrões sustentáveis de produção e consumo;
  • A incorporação de critérios ecológicos no centro das políticas econômicas brasileiras.

Segundo a avaliação do curso, o projeto evidencia uma compreensão sofisticada da relação entre economia, sociedade e natureza, reforçando o papel do Estado na transição para um modelo sustentável por meio de instrumentos regulatórios, fiscais e de planejamento.

Trajetória de Liderança

O destaque de Emely no cenário nacional é reflexo de sua forte atuação acadêmica e política. Ao longo da graduação, ela já presidiu o Centro Acadêmico de Economia Ecológica, atuou na União Estadual dos Estudantes do Ceará (UEE-CE) e na União Nacional dos Estudantes (UNE). Atualmente, também exerce a função de assessora parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza.

A participação da estudante reafirma a excelência formativa do curso de Economia Ecológica do CCA/UFC. A graduação tem se consolidado por articular teoria e prática, preparando profissionais capacitados para atuar nos espaços institucionais de poder e propor soluções reais para um modelo de desenvolvimento mais justo e equilibrado.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo